1 - Uso do Visual Basic
A interface do Visual Basic consiste nos seguintes elementos
:
- Toolbar - Providencia acesso rápido ao comandos mais
usados no ambiente de programação. Você clica no ícone na Toolbar para que
seja executada a ação representada por este ícone.
Ação |
Equivalência no Menu |
Cria um novo Form ou janela de interface com o
usuário |
Comando New Form no menu File |
Cria um novo módulo |
Comando New Module no menu File |
Abre um projeto já existente |
Comando Open Project no menu File |
Salva o projeto corrente |
Comando Save Project no menu File |
Mostra a janela Menu Design |
Comando Menu Design no menu Window |
Mostra a janela Properties |
Comado Properties no menu Window |
Começa a execução dentro do modo projeto |
Comando Start no menu Run |
Para a execução do programa durante a sua execução ( Pausa)
|
Comando Break no menu Run |
Para a execução da aplicação e retorna ao modo de projeto
|
Comando End no menu Run |
Ativa um breakpoint (ponto de parada) na linha corrente |
Comando Toggle Breakpoint no menu Debug |
Mostra o valor da seleção corrente na janela Code |
Comando Instant Watch no menu Debug |
Mostra a estrutura das chamadas ativas |
Comando Calls no menu Debug |
Executa uma linha de código de cada vez (passo a passo) |
Comando Single Step no menu Debug |
Executa um procedimento ou sentença de cada vez |
Comando Procedure Step no menu Debug
|
- Toolbox - Providencia um conjunto de ferramentas que você usa
durante o projeto para colocar controles dentro de seu form (janela de
interface com o usuário).
- Menu Bar - Mostra os comandos usados para construir a sua
aplicação.
- Form - É a janela na qual voce irá construir a interface da sua
aplicação. No form você irá adicionar controles , gráficos , figuras que irão
criar a aprencia final da sua aplicação.
- Project Window - Lista os forms , módulos de código , arquivos
Custom Controls que compoêm a sua aplicação.
- Properties Window - Lista as propriedades existentes para um form
ou controle selecionado. Uma property (propriedade) é um valor ou
característica associada a um objeto tais como tamanho , caption ou
côr.
2 - Criando Aplicações com Visual Basic
- Diferença entre uma Aplicação Tradicional e outra Event-Driven ou seja
ativada por eventos.
Em uma aplicação tradicional ou programada de forma procedural
, a aplicação por si só controla que porções do código serão executadas. A
execução começa na primeira linha de código e segue um caminho pré-definido
através de toda a aplicação , chamando subrotinas conforme for sendo necessário.
Em uma aplicação controlada por eventos ou event-driven , uma ação do
usuário ou do sistema , ativa um procedimento associado a este evento. Assim a
ordem através do qual o seu código de programa é executado depende de quais
eventos ocorrem , que por sua vez estes eventos dependem das ações tomadas pelo
usuário. Esta é a essência das Interfaces Gráficas e da Programaçao Ativada por
Eventos.
- Passos para a criação de uma aplicação
A. Criar a interface
B. Setar as propriedades dos controles
C.
Escrever o código
A. Criar a interface.
O primeiro passo na construção de uma aplicação Visual Basic é desenhar os
objetos que irão compor a interface. Para inserir o controle no seu
form:
1. Clique no ícone do controle dentro do toolbox.
2. Mova a seta do mouse para dentro da área do form , a seta
vira uma cruz.
3. Ponha a cruz no ponto dentro do form onde irá ficar o canto
superior esquerdo do controle escolhido
4. Arraste a cruz até que o controle fique do tamanho desejado (arrastar
significa apertar o botão esquerdo do mouse e mante-lo apertado enquanto o
objeto é movido com a mudança de posição do mouse)
5. Solte o botão do mouse e controle aparecerá no form.
B. Setar as propriedades dos controles
O próximo passo é setar ( colocar valores de inicialização ) as propriedades
dos objetos que você criou. A janela Properties proporciona uma maneira
fácil de inicializar as propriedades para todos os objetos do form . Para
abrir a janela de propriedades , escolha o comando Properties no menu
Window ou então clique no botão Properties na Barra de Ferramentas
( Toolbar )
Object Box - Mostra o nome do objeto para o qual você que inicializar as
propriedades. Clique a seta sublinhada a direita do box para selecionar o form
ou nome de controle a partir da lista de objetos presentes no form
atual.
Settings box - Permite que você edite a inicialização da propriedade
selecionada na lista de propriedades. Algumas inicializações podem ser trocadas
clicando-se na seta sublinhada existente a direita do box ; será mostrada então
uma lista de opções . Você poderá clicar em um item da lista para
seleciona-lo
Lista de Propriedades - A coluna esquerda mostra todas as propriedades para
um ojeto selecionado, a coluna da direita mostra a inicialização atual para cada
uma das propriedades.
C. Escrever o código.
A janela de código é o local onde você escreve o código Visual Basic para a
sua aplicação. Código consiste em sentenças da linguagem , constantes e
declarações. Usando a janela de código ( Code Window ) , você pode
rápidamente ver e editar qualquer parte do seu código dentro de sua
aplicação.
Para abrir a janela de código você deve clicar duas vezes no form ou no
controle para o qual você deseja escrever código ou então a partir da janela
Project , selecione o nome do form e clique no botão View Code.
A janela de código ( Code Window ) contém os seguintes elementos
:
Object Box - Mostra o nome do objeto selecionado. Clique na seta sublinhada a
direita para mostrar a lista de todos os objetos associados a este form.
Procedures List Box - Lista os procedimentos existentes para um objeto. O box
mostra o nome do procedimento selecionado - no exemplo acima Click .
Clique na seta sublinhada a direita do box para mostrar todos os procedimentos
associados a este objeto.
O código ( ou programa) em uma aplicação Visual Basic, é dividido em pequenos
blocos chamados procedures (procedimentos). Um event procedure (
procedimento associado a um evento ) comtém código que é executado quando um
evento ocorre ( como por exemplo quando o usuário clica um botão) .
Como criar um event procedure ( procedimento associado a um evento )
:
1. No Object box , selecione o nome do objeto no form ativo (
form que atualmente tem o foco)
2. Na Procedure List box , selecione o nome do evento desejado. No
exemplo acima a procedure Click já estava selecionada, já que ela é a
procedure default para o botão de comando. Note que uma máscara
(template) para a escrita do código para este evento está sendo mostrada na
janela de código
3. Digite o código desejado entre as sentenças Sub e End Sub e
a procedure se parecerá com o texto abaixo.
Sub Command1_Click ( )
Text1.text = "Hello World!"
End Sub
3 - Criação de Menus
Menus são criados usando a janela Menu Design. Você adiciona items ao
menu em tempo de projeto pela criação de controles de menu e setando
propriedades que definirão sua aparência.
Para mostrar a janela de Menu Design , escolha a opção Menu
Design no menu Window ou então escolha o botão Menu Design no
toolbar.
4 - Conectando Formulários
A adição de novos formulários na sua aplicação é feito através da opção File
na barra de menu , comando New Form.
Comandos para controle do form :
Comando |
Ação |
Load form |
Carrega o form mas o deixa invisivel |
Form.Show [modo] |
Mostra o form se ele estiver invisivel, se ele não estiver
carrega então ele primeiro carrega o form e depois o mostra , estilo
refere-se a se o o form que fez a carga do próximo form , fica parado até
a desativação do novo form (modo =0 ou modeless) ou se continua a sua
execução sem se importar com o proximo form (modo=1 ou modal) |
Unload form |
O form é descarregado da memória e a sua execução é
encerrada |
5 - Usando Controles
O Toolbox do Visual Basic comtem as ferramentas necessárias para desenhar
controles no seu form . Cada ferramenta no Toolbox representa um
controle. Abaixo os controles mais usados :
Controle |
Descrição |
Pointer |
Executa a movimentação e mudança de tamanho um
controle. |
Picture Box |
Mostra Bitmaps , ícones ou metafiles ou serve
como container para outros controles. |
Label |
Mostra texto que não pode ser alterado pelo
usuário. |
Text Box |
Fornece uma área de entrada de dados ou mostra
texto. |
Frame |
Fornece um container visual para controles
. |
Command Buttom |
Botão de Comando . Executa um comando ou ação
quando clicado pelo usuário |
Check Box |
Mostra opção Falso/Verdadeiro ou Sim/Não.
Qualquer numero de Check Box podem ser marcados ao mesmo tempo.
|
Option Button |
Como parte de um grupo de opções junto com
outras opções, mostra multiplas opções, no qual o usuário pode escolher só
uma. |
Combo Box |
Combina uma Text Box com uma List Box. Permite
ao usuário escolher uma opção a partir de uma lista Drop-Down.
|
List Box |
Mostra uma lista de items no qual o usuário
poderá fazer uma escolha. |
Scroll Bar Horizontal |
Permite que o usuário selecione um valor dentro
de um limite de valores. |
Scroll Bar Vertical |
Permite que o usuário selecione um valor dentro
de um limite de valores. |
Timer |
Executa eventos de tempo dentro de intervalos
regulares. |
Drive List Box |
Mostra e permite ao usuário selecionar drivers
de disco. |
Directory List Box |
Mostra e permite ao usuário selecionar
diretórios. |
File List Box |
Mostra e permite ao usuário selecionar a partir
de uma lista de arquivos. |
Shape |
Adiciona retângulos, circulos, elipses e
circulos ao form de interface com o usuário. |
Line |
Adiciona um segmento de linha ao form.
|
Image |
Mostra bitmaps, ícones ou arquivos Metafile;
age como um botão de comando quando clicado. |
Data |
Habilita a conexão com um banco de dados e
mostra informção dele no seu form. |
Grid |
Mostra uma série de linhas e colunas e permite
ao usuário manipular dados em suas células . |
OLE |
Adiciona dados em uma aplicação Visual
Basic. |
Common Dialog |
Fornece caixas de dialogo padrão para operações
como abrir, salvar, e imprimir arquivos e selecionar fonts de letras e
cores. |
Propriedades mais comuns para os controles :
Propriedade |
Função |
BackColor |
Determinar a cor de fundo de um objeto |
ForeColor |
Determina a cor de primeiro plano de um objeto |
FontName |
Determina a font usada para mostrar texto no controle |
FontSize |
Determina o tamanho do font a ser utilizado |
TabIndex |
Determina ordem de salto entre os controles quando se tecla
Tab , dentro de um form |
Enabled |
Determina se um controle pode responder a eventos gerados
pelo usuário |
Visible |
Determina se um controle é visivel ou não |
Name |
Especifica o nome a ser usado no programa para identificar o
objeto |
BorderStyle |
Determina o estilo da borda de um objeto |
Text |
Determina o texto contido na area de edição |
Caption |
Determina o texto mostrado dentro ou próximo ao controle
|
Principais Eventos :
Evento |
Descrição |
Click |
Ocorre quando o usuário pressiona e solta o botão do mouse
|
DblClick |
Ocorre quando o usuário pressiona o botão do mouse 2 vezes
seguidamente |
GotFocus |
Ocorre quando um objeto recebe o foco ( habilitação para
receber eventos) |
LostFocus |
Ocorre quando um objeto perde o foco por uma ação de usuário
tal como a tecla Tab ou clicando em outro objeto ou pelo comando
SetFocus |
KeyPress |
Ocorre quando o usuário pressiona e solta uma tecla no
teclado com exceção das teclas de função |
Change |
Indica que o conteúdo de um controle foi trocado |
MouseMove |
Ocorre quando o mouse é movido |
6 - Tratamento de Arquivos
O Visual Basic possui treis tipos de acesso a arquivo :
. Randomico
. Sequencial (Input , Output e Append)
. Binário
Acesso Randomico - Um arquivo aberto como random acess é assumido como
sendo composto de uma série de registros (records) de tamanho idêntico. Apesar
de um registro corresponder a um unico tipo de dados, podem existir tipos de
dados definidos pelo usuário que podem ser usados para criar registros compostos
de numerosos campos, onde cada um dele podem ter diferentes tipos de dados. O
comprimento de cada registro necessita ser informado como parametro para o
comando Open usado para abrir o arquivo para acesso randomico , ou então
o Visual Basic assumirá o tamanho de 128 bytes. O comprimento é utilizado para
calcular a posição do registro dentro do arquivo. Tudo que você precisa para
acessar um registro em particular é especificar o numero do registro.
Abertura do Arquivo Randomico :
Open arquivo For Random As numero_de_arquivo Len =
tamanho_de_registro
Leitura de dados :
Get #numero_de_arquivo, numero_de_registro, registro
Gravação de Dados :
Put #numero_de_arquivo, numero_de_registro, registro
Acesso Sequencial - O acesso sequencial é projetado para uso com arquivos
texto. Cada caracter no arquivo representa um caracter do texto ou sequencia de
formatação de texto, como por exemplo um salto de linha (newline).
Arquivos sequenciais permite que você use procedimentos especialmente projetados
para escrita e leitura de linhas ou strings de texto. Isto facilita o trabalho
com arquivos produzidos por um editor de texto , isto é arquivos com dados que
não estão divididos em uma série de registros.
Abertura do Arquivo Sequencial :
Open arquivo For [Input | Output | Append] As numero_de_arquivo
Len = tamanho_do_buffer
Leitura de dados :
Input #numero_de_arquivo, variável1, variável2
Gravação de Dados :
Print #numero_de_arquivo, expressão1, expressão2
Acesso Binário - O acesso binário permite que você use arquivos para guardar
dados no formato que você desejar , não são assumidos nenhum tipo de formato de
dados ou necessidades de informar o tamanho do registro. Você precisa saber com
exatidão onde seus dados foram escritos para poder recupera-los corretamente.
Apesar do acesso binário fornecer poucas funções e procedimentos para ajudar na
manipulação de dados, ele providencia grande flexibilidade. Por exemplo ele pode
conservar espaço em disco pela construção de registros de tamanho variável.
Abertura do Arquivo Binário :
Open arquivo For Binary As numero_de_arquivo
Leitura de dados :
variável="ABCD"
Get #numero_de_arquivo, posição_inicial, variável ' Serão lidos 4
bytes do arquivo
Gravação de Dados :
Put #numero_de_arquivo, posição_inicial, variável
Observação : O parâmetro posição inicial é necessária apenas na primeira
leitura ou gravação , as outras operações serão efetuadas nas posições
posteriores.
7 - Uso dos Tipos de Dados Suportados pelo Visual Basic
A declaração de nomes de variáveis não é obrigatória no Visual Basic , mas é
recomendada pois com esta precaução , evitam-se erros de digitação e atribuição
de valores.
Na criação do nome da variável, devemos seguir as seguintes regras :
.Comece o nome com uma letra.
.O nome deve conter apenas letras, numeros e o caracter underscore ,
caracteres de pontuação e espaços não são permitidos.
.O nome não deve exceder 40 caracteres
.Não podem ser utilizadas palavras reservadas do Visual Basic
Dentro de uma procedure , a variável é declarada com a sentença
:
Dim variável As tipo
Tipos fundamentais de váriaveis no Visual Basic :
Tipo |
Descrição |
Caracter de declaração do Tipo |
Limites |
Integer |
Inteiro de 2 bytes |
% |
-32.768 até 32.767 |
Long |
Inteiro de 4 bytes |
& |
-2.147.483.648 até 2.147.483.647 |
Single |
Número de ponto flutuante de 4 bytes |
! |
-3,402823E38 até -1,401298E-45 e
1,401298E-45 até 3,402823E38 |
Double |
Número de ponto flutuante de 8 bytes |
# |
-1,79769313486232D-308 até -4,94065645841247D-324
4,94065645841247 D324 até 1,79769313486232D-308 |
Currency |
Numero de ponto decimal fixo com 8 bytes |
@ |
-922337203685477.5808 até 922337203685477.5807 |
String |
String de caracteres |
$ |
Comprimento de 0 até 65.500 caracteres |
Variant |
Pode conter date/time, numeros de ponto flutuante ou strings
|
Nenhum |
Datas : de 1 de Janeiro de 0000 até 31 de Dezembro de 9999
Valores numéricos : igual ao tipo Double
Strings : igual ao tipo String |
Escopo das Variáveis
Quando você declara uma variável dentro de uma procedure , apenas o código
contido nesta procedure pode acessar ou trocar o valor desta variável,
significando que o escopo ou alcance daquela variável é restrito ou é local
aquela procedure. As vezes voce pode necessitar usar a variavel com um alcance
maior , de forma que o seu conteúdo esteja disponível para todas as procedures
contidas dentro de um form , ou mesmo que ela possa ser vista por todos os
módulos em todos os forms de uma aplicação. O Visual Basic permite que
você especifique o escopo ou alcance de uma variável dependendo da forma que
você a declarar.
Escopo |
Declaração da variável |
Local |
Dim , Static ou Redim - declaração dentro da procedure
|
Módulo |
Dim - declaração na seção Declarations de um form ou de um
módulo de código |
Global |
Global - na seção Declarations de um módulo de código
|
Declaração implicita de variáveis :
Você não precisa declarar uma variável antes de usá-la.Por exemplo, você pode
escrever uma função como abaixo:
Function SafeSqr(num)
TempVal=Abs(num)
SafeSqr=Sqr(tempVal)
End Function
Você não tem que declarar TempVal antes de usá-lo na função. O Visual Basic
automáticamente cria uma variável com o seu nome, de forma que você pode usa-lo
como se houvesse explicitamente declarado a variável. Ao mesmo tempo que esete
procedimento é conveniente , ele tambem pode levar a erros em seu código se voê
escrever uma variável de forma errada.
Declaração explicita de variáveis :
Para evitar o problema de variáveis escritas de forma errada , você pode
estipular que o Visual Basic sempre gera uma mensagem de erro quando encontra um
nome não préviamente declarado explicitamente como uma variável. Para fazer
isto, coloque a sentença abaixo na seção Declarations do form ou do módulo de
código :
Option Explicit
Declaração de Constantes
Utilizada quando um valor ou uma String repete-se contantemente dentro do
código com a finalidade de aumentar a legibilidade do código
Sintaxe :
[Global] Const nome_constante = expressão
Exemplos:
Const PI=3.141592654
Global Const MAX_PLANETS=9
Const PI2 = PI * 2
Tipos de variáveis definidos pelo usuário (estruturas)
Você pode combinar variáveis de diversos tipos de forma a criar novos tipos
de variáveis. Esta situação assemelha-se ao comando struct do C ou ao
record em Pascal. Você cria tipos definidos pelo usuário (user-defined
types) com o uso da sentença Type que deve ser colocada na seção de
declarações de um módulo de código. Um tipo criado pelo usuário é sempre visto
de forma global dentro do código Visual Basic apesar de que as variáveis
declaradas com este tipo possam ser globais , locais a funções ou módulos
form.
Você pode criar por exemplo , um tipo definido pelo usuário que guarda
informações sobre sistemas de computadores.
' Declarations ( de um módulo de código)
Type SystemInfo
CPU as Variant
Memory as Long
VideoColors as Integer
Cost as Currency
PurchaseDate as Variant
End Type
Você pode declarar uma variável global ou local ou a nivel de módulo com o
tipo SystemInfo.
Dim MySystemas as SystemInfo , YourSystem as SystemInfo
Você pode assinalar valores de elementos dentro da variável de forma
semelhante a que é usada para setar-se propriedades de controles.
MySystem.CPU = "486"
If MySystem.PurchaseDate > #1/1/92# then
8 - Codificando em Visual Basic
Comentários: '
Numeros : Decimal - 9 , Octal &O11 , Hexadecimal &H9
Sentenças do Visual Basic são normalmente colocadas apenas uma por linha e
não tem nenhum terminador de linha. Apesar disto você pode colocar mais de uma
sentença em uma linha se você colocar dois pontos ":" entre elas
Text1.Text = "HEllo" : Red=255 : Text1.Backcolor = Red
Nomes de Sub ou Functions seguem as regras abaixo
.Comece o nome com uma letra.
.O nome deve conter apenas letras, numeros e o caracter underscore ,
caracteres de pontuação e espaços não são permitidos.
.O nome não deve exceder 40 caracteres
.Não podem ser utilizadas palavras reservadas do Visual Basic
Palavras reservadas
Consulte o Help do Visual Basic em Programming Language
Dando valores a propriedades ou variaveis
Destino = Origem ' Este formato é usado para assinalar o valor de uma
variavel , pegar o valor de uma propriedade de um controle ou guardar/pegar o
valor de uma variavel.
Setando o valor de uma propriedade :
Text1.Text = "Seu nome aqui"
Text1.BackColor = 0
Pegando o valor de uma propriedade :
VariavelString = Text1.Text
Pegando ou assinalando o valor de propriedades de controles existentes em
outros forms:
Form2!text1.Text = "Seu nome Aqui"
VariavelString=Form2!Text1.text
9 - Loops e Condicionais
As sentenças que controlam decisões e loops no Visual Basic são chamados de
estruturas de controles. As mais utilizadas estruturas são :
Utilizados para executar uma ou mais sentenças de forma
condicional.Você pode usar a sintaxe de uma linha única ou a sintaxe de bloco
multilinhas:
If condição Then comando
If condição Then
comandos
End If
As condições são comparações mas podem ser qualquer expressão que ao
final resulte em valores numéricos. Visual Basic interpreta estes valores como
True (verdadeiro) ou False (falso). Um valor zero é considerado False e
um valor não zero é considerado True. Se a condição é verdadeira o Visual
Basic executa todos os comandos depois da palavra Then.
If Anydate < Now Then Anydate=Now
If Anydate < Now then
Anydate=Now
End If
Esta estrutura é usada para controlar diversos blocos de comando, onde apenas
um deles será executado.
If condição1 Then
comandos-1
ElseIf condição2 Then
comandos-2
Else
comandos-3
End If
O Visual Basic providencia a estrutura Slect Case como uma alternativa a
estrutura If_Then_ElseIf para seletivamente executar um bloco de comandos dentro
de multiplos blocos de comandos. O Select_Case torna o código escrito mais
eficiente e fácil de ler.
A estrutura Select_Case funciona com uma simples expressão de teste que é
avaliada no topo da estrutura. O resultado é então comparado com os valores para
cada Case dentro da estrutura. Se houver uma coincidência , será
executado o bloco de comandos associado com aquele Case :
Select Case expressão_de_teste
Case item_de_teste1
bloco_de_comandos1
Case item_de_teste2
bloco_de_comandos2
Case item_de_teste3
bloco_de_comandos3
Case item_de_teste4
bloco_de_comandos4
Case Else
bloco_de_comandos5
End Select
Cada item de teste é uma lista de um ou mais valores. Se houver mais
de uma valor , eles estarão separados por virgulas. Cada bloco de comandos
comtêm um , mais de um comando ou nenhum comando. Se mais de um Case
coincide com a expressão testada, apenas o bloco de comandos associado com o
primeiro Case coincidente será executado. O Visual Basic executará
comandos no bloco Case Else (que é opcional) se nenhum dos valores na
lista de itens não coincidir com a expressão de teste.
Use o Do ... Loop para executar um bloco de comandos por um numero indefinido
de vezes. Existem variações da sentença Do... , mais cada uma avalia uma
condição numérica para determinar quando continuar a execução. Assim como
acontece com o If_Then a condição precisa resultar em um valor numérico que
possa ser traduzido como True(não zero) ou False (zero).
O Do ... Loop abaixo é executado enquanto a condição for True:
Do While condição
comandos
Loop
Outra variação do Do...Loop executa primeiro os comandos e depois testa a
condição. Esta variação garante pelo menos uma vez a execução do bloco de
comandos :
Do
comandos
Loop While condição
As duas variações abaixo são analogas as anteriores , com a exceção de que
elas ficam em loop enquanto a condição de teste for False
Executa zero ou mais vezes |
Executa pelo menos uma vez |
Do Until condição
comandos
Loop |
Do
comandos
Loop Until condição |
Observer que Do Until condição é equivalente a Do While Not
condição.
Esta é uma estrutura de repetição utilizada quando se sabe préviamente o
numero vezes que um bloco de codigos sera executado. O For...Next utiliza um
contador que é incrementado ou decrementado durante cada repetição do bloco de
comandos. Sua sintaxe é :
For contador = início To final [
Step incremento ]
comandos
Next [ contador ]
Os argumentos contador , inicio , final e incremento são todos
numéricos. O argumento incremento pode ser positivo ou negativo . Se
incremento é positivo, inicio deve ser menor ou igual a
final ou os comandos nos limites do For...Next não serão executados. Se
incremento é negativo, inicio deve ser maior ou igual a
final , para que os comandos sejam executados. Se o incremento não
for informado então ele terá seu valor assumido como 1.
- Saindo de estruturas de controle
O comando Exit permite que você saia diretamente de um bloco
For..Next, Do...Loop, Sub procedure, ou Function procedure. Sintáticamente, o
comando Exit é simples:
Exit For pode aparecer quantas vezes você precisar dentro de um bloco
For e Exit Do pode aparecer o numero de vezes que for necessário
dentro de um bloco Do :
For contador = início To final [
Step incremento ]
comandos
Exit For
comandos
Next [ contador ]
Do While condição
comandos
Exit Do
comandos
Loop
- Saindo de procedures Sub ou Functions
Exit Sub e Exit Function é útil quando a procedure tiver feito
tudo que necessita fazer e pode encerrar a execução imediatamente.
Faz com que o programa vá incondicionalmente para uma linha
especificada dentro de uma procedure. Sintaxe :
Go To { rótulo | número de linha }
Rótulo marca a linha que deve ser executada em seguida . O rótulo deve
começar com um caracter alfabético e encerrar com dois pontos ":". Cada rótulo
precisa ser único dentro da procedure.
Número de linha que deve ser executada em seguida. O número de linha pode ser
qualquer numero com até 40 caracteres , deve conter só numeros e não deve
terminar com dois pontos ":"
10 - Depuração de Código
O Visual Basic não pode diagnosticar ou consertar erros para você, mas
fornece ferramentas que o ajudarão a analizar. As ferramentas de depuração
incluem passo a passo em linhas na execução do programa , breakpoints , break em
expressões , pasos a passo em procedures e visualização de variáveis e
propriedades. Visual Basic tambem inclui facilidades especiais de depuração tais
como editar-e-continuar , alterando a proxima sentença a ser executada e
testando o procedimento enquanto a aplicação está parada.
Durante a digitação do código o Visual Basic faz uma checagem prévia da
sintaxe assinalando os erros em relação as palavras chaves da linguagem. Isso só
acontecerá se estiver ativada a opção Syntax Checking para Yes em
Options , Environment no menu do Visual Basic.
- Ferramentas de depuração no ToolBar
Ativa um breakpoint (ponto de parada) na linha corrente |
Comando Toggle Breakpoint no menu Debug |
Mostra o valor da seleção corrente na janela Code |
Comando Instant Watch no menu Debug |
Mostra a estrutura das chamadas ativas |
Comando Calls no menu Debug |
Executa uma linha de código de cada vez (passo a passo) |
Comando Single Step no menu Debug |
Executa um procedimento passo a passo sem passar pelas
subrotinas |
Comando Procedure Step no menu Debug
|
- Identificando o modo corrente
Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo de projeto
(design)
Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo de execução (run)
Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo parada (break)
Note que o modo corrente tambem determina quais ferramentas de depuração
estão disponíveis , as ferramentas não disponíveis aparecem com o as cores do
botão com a intensidade reduzida.
Automáticamente - Você entra no break mode automáticamente quando ocorre uma
das situações abaixo :
1 - Um comando gera um erro de execução não tratado por rotinas internas
2 - Durante a execução do programa é atingida uma linha que contem um
breakpoint
3 - Durante a execução do programa é encontrada o comando Stop
4 - Uma expressão de break definida na caixa de dialogo Add Watch mudou de
valor ou tornou-se verdadeira True , dependendo de como você definiu
Manualmente - Você ativa o break mode manualmente quando se você executar uma
das ações abaixo enquanto a aplicação estiver executando :
1 - Pressionar CTRL+BREAK
2 - Escolher a opção Break no menu Run
3 - Clicar no botão Break no ToolBar
11 - Impressão em Forms , Picture Box e Impressoras
O comando Print é o comando principal para apresentação de saídas de
programas. A saída é escolhida colocando-se o objeto na qual deseja-se a
impressão antes do comando Print.
Sintaxe :
[objeto].Print [lista_de_expressões] { ; | ,}
O objeto é opcional , se for omitido o Visual Basic assume que a impressão
será no form.
Exemplos :
Impressão em um Form chamado MeuForm :
MeuForm.Print "Este é o meu form"
Impressão em um Picture Box chamado MeuPictureBox :
MeuPictureBox.Print "Este é um picture box"
Impressão no form corrente :
Print "Este é o form corrente"
Impressão na impressora :
Printer.Print "Este texto vai para a impressora"
Use o ponto e virgula ";" e a virgula "," para separar os itens a serem
impressos dentro da linha de impressão. O ";" faz com que os itens sejam
impressos um após o outro , a "," faz com que a impressão seja feita saltando-se
as tabulações. Exemplos :
x=2 : y=7
Print "O valor de X é "; x; " e o valor de Y é "; Y
Por default , cada vez que o comando Print é utilizado , o texto desejado é
impresso e salta-se para a próxima linha , se não houverem dados a serem
impressos , o comando Print fará que se salte uma linha em branco , se for
colocado um ";" no final da linha de comando , o comando Print não saltará
linhas :
Print "Isto tudo aparece " ;
Print "na mesma linha"
A instrução Format$/Format é utilizada converte valores numéricos em
strings de forma que você tenha controle sobre a forma com que os numeros serão
impressos/visualizados . O comando Format$ transforma os valores numéricos em
strings e o Format transforma em tipo Variant.
Sintaxe :
Format[$] ( expressão_numérica [,formato$] )
Expressão numérica especifica o numero a ser convertido e fmt$ é a string
formada de simbolos que irão formatar o numero. O simbolos mais usados eestão
abaixo :
Simbolo |
Descrição |
0 |
Caracter posicionador ; imprime um zero anterior ou postrior
ao numero na posiçao se apropriado |
# |
Caracter posicionador ; nunca imprime zeros anteriores ou
posteriores |
. |
Separador de decimais |
, |
Separador de milhares |
- + $ ( ) espaço |
Caracteres literais ; mostra cada um desses caracteres
exatamente como digitado dentro da string de formatação
|
Exemplos :
Format$(83514.4 , "00000.00") resulta em 08315.40
Format$(83514.4 , "#####.##") resulta em 8315.4
Format$(83514.4 , "##,##0.00") resulta em 8,315.40
Format$(315.4 , "$##0.00") resulta em $315.40
Format$(Now , "d/m/yy") resulta em 12/09/95
Note que a representação da separação de milhares e decimais deverá no
programa ser colocada na forma utilizada nos Estados Unidos , mas o Windows
mostrará na tela os caracteres configurados no Painel de Controle , opção
Internacional.
Imprimindo com o objeto Printer.
Comando |
Ação |
Printer.Print "texto" |
Enviar os dados para a impressora |
Printer.NewPage |
Mudar de página |
Printer.EndDoc |
Iniciar a impressão |
Printer.CurrentX = 0 |
Seta a coordenada horizontal de impressão |
Printer.CurrentY = 0 |
Seta a coordenada vertical de impressão |
Printer.ScaleMode |
Define a unidade a ser usada para posicionamento da
impressão |
Printer.Print Spc(10);"Texto" |
Pula 10 espaços antes de imprimir o texto |
Printer.Print Tab(40);"Texto" |
Posiciona na coluna 40 antes de imprimir o texto
|
12 - Uso do Controle de Acesso a Dados
Com o Data Control você pode criar aplicações que mostram , editam e
atualizam informações a partir de diversos tipos de banco de dado. Primeiro você
adiciona ao form o Data Control e especifica o banco de dados a utilizar.
Após você adiciona os controles tais como text boxes ao form , seta as
propriedades de ligação ao banco de dados , através dos quais será feito o
acesso ao banco de dados.Quando você executar o programa , este controles
estarão ligados ao banco de dados e automáticamente irão mostrar os dados.
O Visual Basic faz acesso aos bancos de dados , através do mesmo mecanismo de
acesso implementado no Microsoft Acess que encontra-se embutido no Visual
Basic.
As propriedades principais do Data Control são :
Propriedade |
Determina |
Observação |
Connect |
O tipo de banco de dados |
Não é necessário para banco de dados Access |
DatabaseName |
O nome da fonte dos dados. Identifica a localização do
arquivo de banco de dados |
Seta o path e nome de arquivo para o arquivo de banco de
dados |
Exclusive |
Acesso Monousuário ou Multiusuário ao banco de dados |
True (monousuário); False (multiusuário) . Default False
|
ReadOnly |
Acesso de leitura e escrita ao banco de dados |
True(só leitura) ou False (leitura/gravação). Defaul é False
|
RecordSource |
O nome da tabela do banco de dados ou texto de um pergunta
SQL |
Tem que ser um nome de tabela válido dentro do database
especificado ou um SQL query válido |
A propriedade Connect do Data Control pode assumir os seguintes valores
:
Database Format |
DatabaseName |
Connect |
Access |
drive:\path\arquivo.MDB |
não é necessário |
FoxPro versão 2.0 |
drive:\path\ |
FoxPro 2.0; |
FoxPro versão 2.5 |
drive:\path\ |
FoxPro 2.5; |
DBASE III |
drive:\path\ |
dbase III; |
DBASE IV |
drive:\path\ |
dbase IV; |
Paradox |
drive:\path\ |
paradox;pwd=password |
Btrieve |
drive:\path\.arquivo.DDF |
btrieve; |
Usando Controles Ligados.
Os controles Check Box , Image , Label , Picture Box, Text Box , etc. são
ligados ao Data Control através das propriedades abaixo :
Propriedade |
Descrição |
DataChanged |
Indica quando o valor mostrado em um controle foi alterado
|
DataField |
Especifica o nome do campo no conjunto de registros criado
pelo DataControl |
DataSource |
Especifica o Nome do DataControl ao qual este controle está
ligado |