Harry S. Truman
Harry S. Truman assumiu a presidência em 12 de abril de 1945, após a morte de Franklin Delano Roosevelt. A Segunda Guerra Mundial estava praticamente terminada no front europeu, mas ainda estava longe do fim no front asiático. Embora tivessem sofrido grandes derrotas navais, os japoneses apresentavam grande poder de resistência.
Segundo as Forças Armadas, o Japão não se renderia sem que seu território fosse invadido. No entanto, um desembarque no arquipélago japonês teria um custo espetacular em recursos humanos e materiais, além de prolongar a guerra por, no mínimo, mais dois anos. Nesse contexto surgiu o plano de obrigar o Japão a se render mediante o ataque com bombas atômicas.
Truman, após consultar seus conselheiros, ordenou que as bombas atômicas fossem lançadas contra cidades dedicadas ao trabalho de guerra. Duas delas eram Hiroshima e Nagasaki. A rendição dos japoneses ocorreu imediatamente em seguida, em agosto de 1945.
Antes disso, em julho, Truman testemunhou a assinatura da carta da Organização das Nações Unidas, estabelecida com a esperança de preservação da paz.
Harry Truman nasceu em no Estado de Missouri em 1884. Ele cresceu em Independence e trabalhou como fazendeiro. Ao voltar da França após a Primeira Guerra Mundial, ele se tornou ativo no Partido Democrata, pelo qual foi eleito senador em 1934. Na Segunda Guerra Mundial, ele comandou o comitê de investigação de guerra do Senado antes de ser eleito vice-presidente de Franklin Roosevelt.
Até aquele momento, ele tinha seguido as políticas de seu bem sucedido antecessor. Mas ele logo desenvolveu as suas próprias. Ele apresentou ao Congresso um programa propondo a expansão do Seguro Social, um programa de emprego integral, uma lei permanente de práticas justas de contratação de trabalhadores, um programa de moradias populares e reforma dos bairros pobres.
O programa, escreveu Truman, "simboliza a minha assunção ao cargo de presidente por meu próprio mérito". Ele se tornou conhecido como "Fair Deal". Nas eleições de 1948, o democrata Harry Truman venceu o republicano Thomas Dewey
Nas relações exteriores, ele já vinha realizando uma liderança eficaz. Quando a União Soviética pressionou a Turquia e ameaçou tomar a Grécia, ele pediu ao Congresso ajuda para os dois países, enunciando o programa que levaria seu nome -a Doutrina Truman.
Quando os russos bloquearam os setores orientais de Berlim, Truman ordenou um enorme transporte aéreo para abastecer os berlinenses até que os russos recuassem. Ele também negociou uma aliança militar para proteger os países ocidentais, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estabelecida em 1949.
Em junho de 1950, quando a Coréia do Norte comunista atacou a Coréia do Sul, Truman realizou prontamente uma conferência com seus conselheiros militares. Uma luta longa e desencorajadora se seguiu enquanto as forças da ONU mantinham posição acima da antiga fronteira da Coréia do Sul. Truman manteve a guerra limitada, buscando não arriscar um conflito maior com a China e talvez a União Soviética.
Optando por não concorrer novamente, ele se aposentou em Independence. Ele morreu em 26 de dezembro de 1972, aos 88 anos, após uma luta obstinada pela vida.
Biografias Relacionadas
-
George Catlett Marshall
Como chefe do Estado-Maior (1939-1945), Marshall impôs, durante a Segunda Guerra Mundial, sua concepção estratégica que priorizava a derrota da Alemanha, ao contrário de seu antecessor, Douglas MacArthur, que preferia a guerra no Pacífico. Como embaixador...
-
Douglas Macarthur
MacArthur tornou-se chefe do Estado-Maior entre 1930 e 1935. Após sua retirada do Exército, acumulou experiência como conselheiro militar do governo filipino entre 1935 e 1941, adquirindo importantes conhecimentos sobre a geopolítica militar na área do...
-
Kim Il Sung
Seu verdadeiro nome era Kim Song Chu. Segundo a versão oficial, Kim participou da luta de resistência contra a ocupação japonesa na Manchúria e, após a entrada do Exército soviético na Coréia do Norte (1945), voltou ao país com o nome de Kim Il Sung....
-
Dwight D. Eisenhower
Os republicanos voltaram à Casa Branca em 1953, após um período de 20 anos de domínio democrata. Para tanto, os caciques do partido convidaram Dwight Douglas Eisenhower, o popular general que liderou as tropas aliadas no célebre Desembarque na Normandia,...
-
Dwight David Eisenhower
Presidente dos Estados Unidos nascido em Denison, Texas, que como comandante supremo das forças aliadas na Europa ganhou imenso prestígio durante a segunda guerra mundial. Graduado pela Academia Militar de West Point (1915), casou-se (1916) com Mamie...