Alberto da Veiga Guignard
(Artista plástico)
1896-
Alberto da Veiga Guignard nasceu em Nova Friburgo (RJ) em 1896. Em 1917 ingressa na Real Academia de Belas Artes, em Munique, Alemanha, onde estuda com o pintor Hermann Groeber e com o artista gráfico e ilustrador Adolph Hengeleer,do grupo Sezession.
Em 1918 reside na casa de campo de sua mãe, em Grasse, França, seguindo para a Suíça e Itália, onde toma conhecimento da moderna arte européia. Retorna ao Brasil em 1929, após morar em Florença, e trabalha como pintor e desenhista na Fundação Osório, no Rio de Janeiro.
Transfere-se para Minas Gerais em 1944, a convite do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, para dirigir a Escola de Artes de Belo Horizonte, hoje Escola Guignard. Em torno do artista se agrupa a juventude mineira interessada na arte moderna. Por falta de espaço adequado, o curso funcionou em regime de ateliê livre, no Parque Municipal, num ambiente propício à criação.
Guignard entre os alunos. Amílcar de Castro, à sua direita, e Franz Weissmann, à esquerda.
Foto: acervo Museu Casa Guignard
Alberto da Veiga Guignard.
Parque Municipal de Belo Horizonte,
óleo sobre madeira, 1959.
Em 1944, é designado para organizar a Exposição de Arte Moderna e BH, durante um mês, debate e respira arte. A presença de Guignard em Belo Horizonte inspira subversão à ordem. O Parque Municipal torna-se pátio de discussões livres e as novas orientações artísticas causam espanto ao acanhado ambiente local. Quadros de seus alunos chegaram a ser destruídos durante uma mostra coletiva.
Ao registrar as paisagens bucólicas da vida mineira, Guignard recria a aura religiosa e saudosista que envolve as montanhas das cidades barrocas. Vivendo em Ouro Preto entre 1961 e 1962, intensificam-se seus registros da cidade. Morreu em 1962 e seu corpo está enterrado na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Biografias Relacionadas
-
Franz Weissmann
Escultor neoconcretista nascido em Knittefeld, na Áustria, e radicado no Brasil desde os 10 anos de idade, conhecido como o Escultor do vazio, que viveu a história da arte brasileira do século XX. Chegou com seus pais ao Brasil (1921), morou no interior...
-
John Graz
Pintor, decorador, escultor, artista gráfico. John Louis Graz nasceu em Genebra (Suíça), em 1891. Ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, sendo aluno de Gilliard, Vernet e Edouard Ravel.
Pintor,...
-
Iberê Camargo
Pintor e gravador brasileiro nascido em Restinga Seca, RS, um dos mais legítimos representantes do abstracionismo expressionista no Brasil. Estudou com Guignard ganhou um prêmio de viagem ao exterior (1947) na divisão moderna do Salão Nacional de Belas-Artes....
-
Burle Marx
Numa época em que os paisagistas brasileiros viam apenas rosas e cravos importados da Europa, Roberto Burle Marx descobria qualidades nas plantas do Brasil. Com intuição e sensibilidade, cuidou da vegetação de sua casa, no morro do Leme, no Rio de Janeiro,...
-
Mary Vieira
Escultora e designer gráfico, frequentou a escola de Guignard entre 1943 a 1947, e estudou escultura com Weissmann e Amilcar de Castro.
Em 1948, realiza a primeira de uma série de experiências de esculturas em movimento: expõe ao ar livre, na Exposição...