José Camarate Andrade França
(Geólogo)
1923-1963
Ver tombar, na voragem da morte, inesperadamente, uma pessoa ainda jovem, dotada de óptimas qualidades de trabalho, cheia de entusiasmo pela ciência a que se dedicava, exuberante de projectos para o futuro, quando, removidas as dificuldades que tivera - e muitas foram -, entrara decididamente no caminho da realização dos estudos predilectos, é, sem dúvida, doloroso para os que o conheceram e com ele conviveram, em particular os que acompanharam a sua actividade desde os bancos da escola e, de qualquer modo, influíram na orientação da sua carreira científica.
É, por isso, com dor e saudade que evoco, aqui, a memória de José Camarate França, discípulo querido e amigo sincero, geólogo e investigador de incontestáveis méritos, há pouco desaparecido.
Nascido em Lisboa, em 27 de Março de 1923, faleceu na mesma cidade em 3 de Outubro de 1963. Tinha, portanto, 40 anos de idade.
Depois dos estudos liceais, frequentou a Escola Superior Colonial, tendo terminado com honrosa classificação o respectivo curso, em 1944. Frequentou, seguidamente, o 1º ano do Curso de Altos Estudos Coloniais, que concluiu, também com bom êxito, em 1947.
Colocado no Ministério das Colónias, como funcionário administrativo, era três anos depois transferido para Angola, onde o respectivo Governo Geral, reconhecendo-lhe decidida vocação científica, o dispensou do serviço burocrático para permitir-lhe entregar-se a estudos de Pré-história; nesta província se manteve de 1950 a 1953, dedicando-se com transbordante alegria e grande afan, sobretudo, à investigação no campo da Arqueologia.
Participou, então, nas campanhas de 1950 e 1952 da Missão Antropobiológica de Angola.
Biografias Relacionadas
-
Carlos Bento Freire De Andrade
Nasceu o Engenheiro Carlos Bento Freire de Andrade a 22 de Dezembro de 1893, filho do lente da Escola Politécnica General Alfredo Augusto Freire de Andrade, que foi também estadista, colonialista, engenheiro de minas e geólogo de grande mérito. O Engenheiro...
-
Francisco Luís Pereira De Sousa
Nasceu este ilustre geólogo na cidade do Funchal, no dia 22 de Setembro de 1870. Era filho do Dr. Francisco Clementino de Sousa, médico ilustre, poeta e jornalista e de sua esposa D. Maria Guilhermina Pereira de Sousa.
Passou os primeiros anos da vida...
-
Antonio Rodrigues
Quando comparado com o dos outros países latino-americanos, o desenvolvimento da Matemática no Brasil foi muito tardio, e o do RGS iniciou ainda mais recentemente. Além de nosso estado estar afastado dos centros culturais do país, sua condição de fronteira...
-
Léon Paul Choffat
Nasceu este grande geólogo em Porrentruy (Suiça), a 14 de Maio de 1849.
Passou a infância junto de sua família, que era oriunda de Soubey (Jura) e fez os primeiros. estudos bem como os secundários na sua terra natal.
Seu pai, que era um espirito,...
-
Marcelo Caetano
Licenciado em Direito no ano de 1927 pela Universidade de Lisboa, foi o primeiro a doutorar-se na mesma universidade (1931) na especialidade de Ciências Político-Econômicas. Professor de Direito Administrativo desde 1933, é de sua autoria o Código Administrativo,...