Netsaber » Biografias

Dalai Lama

(Líder espiritual e político tibetano)
6/7/1935, Takster, Tibet (atual China)


Segunda a tradição do Tibet, os dalai lama são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão. Sua Santidade, o Dalai Lama, é o líder temporal e espiritual do povo do Tibet.

Lhamo Thondup, o 14º Dalai Lama, nasceu numa família de camponeses. Aos dois anos foi reconhecido como sendo a reencarnação do 13º Dalai Lama, que o precedeu, segundo a tradição tibetana.

Iniciou seus estudos aos seis anos. Mudou-se para Lhasa, a capital do Tibet, passando a residir no Palácio de Potala, onde iniciou um longo preparo para sua missão. Em Lhasa realizou seus estudos preparatórios de história e filosofia e tornou-se líder espiritual do Tibet.

Com a invasão do Tibet pela China, em 1950, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet. Aos 24 fez seus exames preliminares nas três universidades monásticas: Drepung, Sera e Gandre. No ano seguinte concluiu o doutorado em filosofia budista.

Ao contrário de seus predecessores, o Dalai Lama estabeleceu contato com dirigentes e líderes religiosos de todos o mundo. Após uma fracassada rebelião nacionalista, em 1959, o Dalai Lama fugiu para o exílio, na Índia. Foi seguido por 80 mil tibetanos.

A partir de 1960, o Dalai Lama passou a residir na cidade de Dharamsala, na Índia, que se tornou a sede do Governo Tibetano no Exílio. A cidade ficou conhecida como "pequena Lhasa".

Durante os vinte anos seguintes, o Dalai Lama encetou esforços para encontrar uma solução pacífica para a independência do Tibet, embora o Governo Tibetano no Exílio e o governo da China não mantivesem relações diplomáticas. A partir de 1980, uma série de esforços diplomáticos foram realizados no sentido de favorecer a reaproximação entre os dois governos.

Em 1987 o Dalai Lama elaborou um plano de paz de cinco pontos para a libertação do Tibet, que foi rejeitado pelo governo chinês. O Dalai Lama tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Biografias Relacionadas


- Sun Yat-sen

Sun Yat-Sen, filho de camponeses cristãos e médico de profissão, tornou-se líder da oposição republicana após a derrota contra o Japão em 1894-1895 e a conseqüente agonia do império chinês. Sun Yat-Sen, que vivera no estrangeiro desde os 13 anos, em 1898,...


- Upton Sinclair

Sinclair foi um dos principais representantes dos chamados "Muckrackers" ("os que se espojam na lama"), um grupo assim denominado pelo presidente Theodore Roosevelt, caracterizado pelo empenho na denúncia de escândalos e injustiças e pela defesa de uma...


- Ruhollah Musawi, Ruhollah Khomeini

Teólogo islâmico nascido na cidade de Khomeini, Irã, maior liderança religiosa da derrubada da monarquia do Irã e assumindo um governo na forma de teocracia islâmica. De família de mulás, líderes religiosos xiitas, foi educado em escolas islâmicas, até...


- Charles De Gaulle

Oficial desde o início da Primeira Guerra Mundial, De Gaulle notabilizou-se como militar. Em 1940, foi nomeado general brigadeiro e posteriormente subsecretário de Estado no Ministério da Guerra. Depois da invasão da França pela Alemanha, apelou de Londres...


- Sun Yixian, Também Chamado Sun Yat-sen, Sun Wen, Chung San Ou Sun Zhongshan

Médico, político e líder revolucionário da luta pela independência da China nascido em Hsiang-shan, província de Kwangtung, considerado símbolo da modernização do país e pioneiro da revolução comunista. Oriundo de uma família de lavradores, teve seu primeiro...