10 mandamentos para evitar acidentes com as crianças nas férias
Nesse período tendência é que crianças fiquem mais tempo em casa, aumentando o risco de acidentes domésticos
As férias de verão já começaram. Nesta época, a tendência é que as crianças, longe das escolas, fiquem mais tempo em casa. Com isso, aumenta o risco de acidentes domésticos. Por este motivo, a Secretaria de Estado da Saúde formulou 10 mandamentos para proteger a criançada. Um lembrete importante: em caso de acidente procure o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
- Não use vasilhames vazios para guardar produtos de limpeza e medicamentos e mantenha estes produtos fora do alcance das crianças, evitando sua ingestão acidental.
- Nunca utilize medicamentos sem orientação médica. A auto-medicação pode ser extremamente prejudicial, para qualquer pessoa, especialmente para as crianças.
- Nunca faça remédios ou chás com plantas desconhecidas. Assim como os medicamentos, esses produtos podem ser tóxicos, se não houver indicação de um profissional.
- Oriente as crianças a não aceitar presentes ou doces de ‘estranhos’, nem acompanhá-los a pedido. As crianças devem sempre avisar aos responsáveis onde vão brincar.
- Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica. As crianças pequenas costumam mexer em tudo. Essa ação evita choques e queimaduras.
- Mantenha as crianças pequenas longe do fogão. As queimaduras em crianças acontecem geralmente em casa, com panelas viradas e em fornos.
- Instrua os filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas. A linha da pipa pode enroscar na rede elétrica e causar queimaduras.
- Observe as brincadeiras infantis. Existem brinquedos que só crianças mais velhas podem utilizar sem riscos. Cada brinquedo vem com uma especificação de idade indicada na embalagem.
- Não permita que crianças pequenas brinquem com objetos pequenos, que podem causar sufocamento (engasgo) ou ser engolidos.
- Não deixe as crianças brincarem nas lajes, evitando quedas perigosas. Tome cuidado com o tanque de lavar roupa que não está preso à parede. Sua queda sobre a criança ocasiona traumas importantes.
Da Secretaria da Saúde
(L.F.)
12/26/2007
Artigos Relacionados
Saiba como evitar acidentes domésticos com as crianças durante as férias
Férias: evite os acidentes domésticos com as crianças
Recomendações para evitar acidentes
No mar, todo cuidado para evitar acidentes
10 dicas para evitar acidentes no verão
Veja dicas para evitar acidentes no mar no Ano Novo