10 milhões de cartas serão enviadas a usuários do SUS para avaliação dos serviços



Iniciativa visa aprimorar os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS

 

Em um ano, 10,1 milhões de cartas - destinadas para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) avaliem o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas - já foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Nela, os cidadãos podem fazer críticas, elogios e sugestões de melhorias.

O objetivo desta iniciativa é aprimorar os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS, servindo de controle contra o desperdício de recursos.

O montante de correspondências enviadas, apenas no último trimestre do ano passado, equivale a quase o dobro do entregue durante os nove primeiros meses, quando foram distribuídas 5,7 milhões de cartas, que são distribuídas mensalmente pelos Correios, já com porte pago.

A carta traz dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. O usuário, o familiar ou uma pessoa próxima pode conferir se essas informações estão corretas e verificar se correspondem ao serviço prestado de fato e ao custo total do atendimento.

 

Carta SUS