20% das vagas em concurso público podem ficar reservadas
Proposta vai à CCJ
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (9) projeto de lei do então senador Expedito Júnior que determina a reserva de até 20% das vagas oferecidas em concurso público para provimento por promoção. A matéria ainda será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.
O relator da proposta (PLS 5/09), senador Papaléo Paes (PSDB-AP), ressaltou que a medida vai contribuir para melhoria da prestação dos serviços públicos, uma vez que permite a promoção de servidores experientes, já integrantes do quadro da administração pública.
Marca-passo
A CAS aprovou ainda o projeto de lei do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), (PLS 335/04), que dispensa a revista de portadores de marca-passo cardíaco ou aparelho similar em portas magnéticas ou equipamentos de segurança semelhantes a elas. A proposta (PLS 335/04) prevê acesso alternativo a essas pessoas, que devem apresentar documento que comprove a sua condição.
O projeto ainda obriga quaisquer estabelecimentos que utilizem esses equipamentos de segurança a afixar letreiro de advertência ao público que informe a respeito da nocividade de campos magnéticos sobre marca-passos cardíacos ou similares.
O relator da matéria, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), informou que o marca-passo é um sistema de estimulação elétrica e que há recomendação, destacou o senador, de não expor esses equipamentos a campos magnéticos para que funcionem de forma eficiente.
09/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vagas não ocupadas na primeira chamada do Sisu estavam reservadas para políticas afirmativas
Concurso público do Metrô disponibiliza 34 vagas
Concurso público da Sabesp disponibilizará 624 vagas
Saúde tem concurso público para 249 vagas
Sabesp disponibilizará 624 vagas em concurso público
IPT abre 136 vagas para concurso público