25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá homenageia o Brasil



O Brasil será o país homenageado deste ano na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo). A ministra Ana de Hollanda abrirá oficialmente - ao lado do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos - a feira, que irá celebrar a diversidade da literatura e da cultura brasileira nesta edição. A cerimônia de abertura acontece na próxima segunda-feira (16).

A ministra vai se reunir com autoridades colombianas, escritores, editores e representantes do setor de livro e leitura. Na terça-feira (17), Ana de Hollanda se encontra com o embaixador do Brasil na Colômbia, com representantes do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e com a imprensa.

Já na quarta (18), a ministra participa da abertura do Colóquio Políticas Públicas sobre leitura, o livro e as bibliotecas, visita duas bibliotecas públicas e encerra o dia na conferência da escritora Nélida Pinõn. 

Mais do que um privilégio, ser homenageado pelos colombianos nas bodas de prata do mais importante evento cultural do país, é uma oportunidade para que o setor editorial brasileiro torne-se conhecido nos países da Bacia Amazônica, na América Central e no Caribe.

 

Espaço Brasil

O pavilhão brasileiro no evento terá três mil metros quadrados e será o palco de debates, mostras de filmes nacionais, exposições e espetáculos musicais e de dança, além de muita literatura - já que a programação contará com cerca de 50 escritores brasileiros.

A programação literária brasileira foi organizada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Já a programação de atividades culturais não literárias, como shows e mostras de cinema, foi elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com a participação da Embaixada do Brasil em Bogotá.

Essa ação interministerial consolida a determinação do governo brasileiro de contribuir para o processo de internacionalização do livro e da literatura nacional. E a homenagem em Bogotá é apenas o início dessa nova estratégia de atuação do País no cenário literário internacional.

 

Verde e amarelo

Os autores brasileiros falarão em diferentes espaços da feira. No pavilhão brasileiro, acontecerá o ciclo Aquarela Brasileira, com autores nacionais e homenagens.

Os centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues serão celebrados com leituras de trechos de seus livros por atores colombianos. Millôr Fernandes será tema de debate; Carlos Drummond de Andrade, de uma mesa redonda; e Guimarães Rosa será lembrado no lançamento da sétima edição do concurso literário promovido pelo Instituto Cultural Brasil Colômbia (Ibraco).

O espaço brasileiro abrigará ainda duas importantes exposições: Cora Coralina - Coração do Brasil e Clarice Lispector - A hora da estrela, que mostrarão um Brasil diverso e rico em seus aspectos regionais e universais. Além disso, também será palco do seminário de políticas públicas de leitura organizado pelo Cerlalc, órgão ligado à Unesco.

A estimativa é que a 25ª edição da FILbo receba 500 expositores e mais de 400 mil visitantes que poderão apreciar uma rica programação cultural. O slogan é Bogotá se Veste de Brasil, criado para marcar a participação brasileira no evento.

A feira estará aberta ao público entre os dias 18 de abril e 1º de maio.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



30/08/2013 14:58


Artigos Relacionados


Brasil será o homenageado na Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013

SENADO NA II FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

SENADO NA II FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

SENADO NA II FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

SENADO NA II FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

SENADO LANÇARÁ CDS E LIVROS NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DA BAHIA