64° reunião-geral da Frente Nacional de Prefeitos discute prioridades para o setor



Atualização da Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS), adequação à Lei de Resíduos Sólidos, barateamento de tarifas do transporte público, fim dos lixões, precatórios e futuras pautas para a reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF), são alguns dos temas previstos na 64° reunião-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que começou ontem (27) em Porto Alegre.

O subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, representou o Governo Federal na abertura da reunião e disse que a atividade ajuda a qualificar e fortalecer o diálogo cooperativo. “São discussões como as que estão sendo propostas aqui que nos ajudam a analisar, a conhecer melhor os assuntos importantes para a cidade e a levar essa pauta para o debate dentro do governo federal”, disse.

Durante três dias, a programação da 64ª Reunião Geral da vai abrigar diferentes fóruns, seminários e oficinas de trabalho. As discussões irão nortear as principais ações da entidade para o próximo ano.

Desenvolvimento Econômico: Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico farão hoje (28) uma reunião para validar o documento que trata da estrutura de apoio e fomento ao desenvolvimento, capacitação, comunicação, fortalecimento e governança do Fórum. Além disso, os secretários vão trabalhar para a construção de uma agenda para a política de desenvolvimento.

Empreendedorismo

A Rede de Prefeitos Empreendedores também irá ser reunir para planejar ações e reorganizar a Comissão de Coordenação dos prefeitos em torno Empreendedorismo e do Desenvolvimento Local.

Ciência e Tecnologia

 Secretários que compõem o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Informação também discutirão a utilização dos recursos tecnológicos em favor da melhoria nas gestões municipais.

Sustentabilidade

A rede Cidades Sustentáveis se reúne para debater meios de estimular que cada vez mais os governos municipais atuem na busca e promoção da sustentabilidade.

A reunião geral da FNP acontece em paralelo a 18° Cúpula da rede Mercocidades que reúne gestores sul-americanos para discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida e o atendimento aos cidadãos. No final do evento, Porto Alegre assumirá a secretaria-executiva da Mercocidades pelo prazo de 12 meses.

A programação inclui, ainda, o Festival de Música Ibero-Americano El Mapa de Todos, mostra de filmes Democracine, Seminário do Desenvolvimento Social e, no segmento comercial, o Fórum de Negócios do Mercosul.

Confira a programação completa aqui.

Fonte:
Portal Federativo



28/11/2013 16:53


Artigos Relacionados


Seminário discute prioridades para setor das telecomunicações

Renan Calheiros recebe Frente Nacional dos Prefeitos para debater financiamento do passe livre

Ministério assina acordo com Frente Nacional de Prefeitos

Renan recebe novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos

Dilma recebe representantes da Frente Nacional de Prefeitos no Palácio do Planalto

ICMS de importados e Lei Geral da Copa são as prioridades para o governo no Senado