8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul estreia em SP
A 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, teve início na capital paulista, neste sábado (7). Os filmes dividem-se nas categorias: Mostra Competitiva, Mostra Homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho e Mostra Cinema Indígena. A mostra ocorre no Centro Cultural São Paulo, entre 10 e 14 deste mês.
“A proposta desta iniciativa é utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. Um contato que valorize a diversidade e que garanta o respeito aos direitos humanos em todo o país”, afirmou o coordenador da Secretaria de Direitos Humanos Marcelo Nascimento.
O evento, que começou em 2006 com exibição em quatro estados, este ano já conta com mais de 600 pontos de visualização em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. “Nosso desafio é cada vez mais disseminar esta cultura pelo país afora”, ressaltou Nascimento.
Durante os seis dias da mostra em São Paulo, 38 filmes de cineastas sul-americanos serão exibidos. “Nossa proposta foi trazer filmes que abordassem a temática de direitos humanos com muita qualidade e alguns dos mais importantes foram realizados pelo cineasta Vladimir Carvalho que, este ano, recebe uma homenagem especial”, afirmou o curador da Mostra Competitiva e cineasta Francisco César Filho.
Sobre a Mostra
A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul iniciou no dia 26 de novembro e finaliza no dia 22 de dezembro, passando por outras capitais do País. Toda a filmografia é exibida com closed caption, onde legendas informam não apenas o que é dito, mas também os sons que integram a cena, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Também há sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, onde o narrador descreve detalhadamente o que pode ser visto na cena e o que é indicado fora dela.
Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e patrocínio da Petrobras e BNDES.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
09/12/2013 19:33
Artigos Relacionados
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul vai até dia 22
Começa 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Fortaleza recebe a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul recebe trabalhos até dia 30
Porto Alegre é sede de Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul começa nesta segunda-feira