8º Forum Nacional de Defesa Civil discute garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes



A garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes será tema de uma das mesas redondas do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil, que será realizado de 21 a 23 deste mês, em Maceió (AL). Com o tema “Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos de Desastres”, a palestra será apresentada pela secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Carmen Silveira de Oliveira, e pela psicóloga da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Verena Lellis.

Segundo a psicóloga, o objetivo da palestra é mostrar aos participantes que a assistência humanitária não deve ser focada apenas na resposta aos desastres, mas deve ser participativa e prestada antes mesmo da ocorrência do desastre. Atualmente, o Ministério da Integração Nacional está elaborand o Protocolo Nacional de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Desastre.

O forum contará também com oficinas, conferências, apresentação de trabalhos e painéis. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Defesa.

O encontro pretende estimular a discussão de ações relacionadas à Defesa Civil em âmbito municipal entre os coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



13/09/2011 16:37


Artigos Relacionados


Rede Social de São Paulo discute garantia de direitos das crianças e adolescentes

Direitos Humanos e Unicef reúnem-se em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Social: Lideranças do Estado se comprometem com a garantia de direitos de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes que vivem na rua é tema de reunião sobre Direitos Humanos

Direitos humanos discute sobre aliciamento de adolescentes

Encontro em Capão da Canoa discute direitos das crianças e adolescentes