A Pátria de Chuteiras



A célebre frase do escritor e jornalista brasileiro, Nelson Rodrigues, tem origem em várias de suas obras sobre futebol, entre elas, as coletâneas de crônicas, intituladas “A Pátria em Chuteiras” e “À sombra das chuteiras imortais”.

O uso dessa expressão será utilizada para posicionar o conteúdo de comunicação do governo federal sobre futebol, mobilizando os brasileiros para o envolvimento com o esporte. Paixão como a que inspirou 200 milhões de brasileiros e brasileiras a jogarem juntos e a transformarem o país do futebol no país da inclusão social, da criatividade, das oportunidades e da superação.

Além do conceito, a identificação institucional da campanha “A Pátria de Chuteiras” é composta também por selo e trilha sonora. Esses três elementos serão aplicados em ações de comunicação institucional do governo federal, unificando as divulgações das ações.

O selo “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” foi criado a partir da união de dois dos elementos que mais caracterizam o Brasil – o verde e amarelo e o futebol. O Selo apresenta a imagem de brasileiros em ação, praticando o esporte que consagrou o País no mundo.

Outro elemento de identificação da campanha é a trilha sonora que tem por base a melodia da música “Na cadência do samba – Que bonito é” de Luiz Bandeira. Amplamente conhecida pelos brasileiros, a melodia resgata vínculos históricos e emocionais da trajetória do futebol-arte.

Todas as aplicações dos elementos de identificação em ações de comunicação deverão ser submetidas previamente à aprovação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), que avaliará os padrões e modelos de aplicação das peças.

 



28/05/2013 15:40


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