A preservação dos fósseis é o tema do programa "Debate", da TV Senado



A preservação dos fósseis é o assunto do programa Debate que a TV Senado exibe nesta quarta-feira (dia 7), às 13h30 e às 19h30. O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e o professor de paleontologia da Universidade de Brasília Dermerval Aparecido discutem soluções para o problema da venda de fósseis em beira de estradas, a preços baixíssimos, o que prejudica o estudo e a coleta desses registros de vida preservados em rochas. O senador sugere, como saída para o problema, treinamentos na fabricação de réplicas para a venda para esta população que vive do comércio de fósseis, enquanto Dermerval Aparecido defende uma lei que proteja somente os fósseis raros, aqueles de relevância para a paleontologia.

No programa Entrevista desta quarta-feira, o senador Morazildo Cavalcanti (PFL-RR) comenta proposta de sua autoria de criação de uma CPI para investigar a atuação das organizações não-governamentais, as ONGs. Para o senador, elas têm ferido a soberania nacional e praticado a biopirataria, levando para fora do país informações importantes. O programa vai ao ar às 3h30, 7h30, 12h30 e às 20h30.

Às 9h30 e às 18h30, também no programa Entrevista, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) fala do acordo, do qual foi patrocinador, entre a Universidade Federal do Piauí e a equipe técnica da Universidade Federal do Ceará no projeto de viabilização do óleo combustível feito a partir da mamona. O senador afirma que a comercialização do biodiesel melhoraria a vida de pelo menos cem mil agricultores do sertão do Piauí, já que a mamona é um fruto resistente à seca, podendo ser cultivada o ano todo, gerando renda para o agricultor.

No programa Cidadania desta quarta-feira (dia 07) a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) e a presidente da Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal, Erika Kokay, analisam a situação da mulher na sociedade. Elas levantam questões como a disparidade salarial entre homens e mulheres e a discriminação por parte das próprias mulheres, mas também exaltam as conquistas das mulheres nos últimos anos. O programa vai ao ar às 11h.

06/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Museu Goeldi cumpre normas de preservação dos acervos fósseis

PODERES DAS CPIS SÃO O TEMA DO PROGRAMA DEBATE DA TV SENADO

SEGURANÇA DA AMAZÔNIA É TEMA DO PROGRAMA "DEBATE" DA TV SENADO

PRESERVAÇÃO DE BRASÍLIA É TEMA DO PROGRAMA CIDADANIA

SAÚDE DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA É O TEMA DO PROGRAMA "DEBATE" DA TV SENADO

COMBATE À CORRUPÇÃO É O TEMA DO PROGRAMA "DEBATE"