A Voz do Brasil passa a ser transmitido também em vídeo pela internet



Programa especial inaugurou as transmissões em vídeo tendo os ministros Alexandre Padilha e Tereza Campello como entrevistados

 

Lançado há mais de 70 anos, o programa radiofônico traz notícias sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de informações produzidas pelo Tribunal de Contas da União. O programa vai ao ar de segunda à sexta, às 19h.

Popular por falar diretamente ao cidadão brasileiro e pelas vozes graves de seus locutores, o programa desta quarta-feira (1º) com os dois ministros abordará o aumento da distribuição de remédios gratuitos pelo
Sistema Único de Saúde (SUS) e a ampliação do número de vagas em creches para as crianças atendidas pelo Plano Brasil Sem Miséria.

Como preparação para o programa inaugural, a equipe de produção do informativo convidou internautas para fazerem perguntas aos entrevistados e para gravarem participações. A interação com o público começou na segunda-feira (30/07) por meio do perfil do programa no Twitter: @avozdobrasil. Nesta primeira etapa de transmissão pela internet, apenas os 25 primeiros minutos do editorial, que abordam as notícias do Poder Executivo e são veiculadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), serão transmitidas em vídeo.

O Programa

A Voz do Brasil começou a ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil e em 1938, ainda com o nome de Hora do Brasil, o programa passou a ter veiculação obrigatória, com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. 

Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil" e, mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório. 

Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

Ouça programa que conta a história do A Voz do Brasil e lista as músicas e vinhetas tradicionais do noticiário.

 

 

Leia mais:

Primeiros programas de notícias no rádio 

Edital contempla 35 municípios com rádios e TVs de conteúdo educativo

Fonte:

Secom

EBC

Câmara dos Deputados

 

 

 



02/08/2012 10:47


Artigos Relacionados


Vitrine será transmitido ao vivo pela internet

Vitrine será transmitido ao vivo pela internet

Workshop Segurança da Informação será transmitido pela internet

Concerto da Osesp será transmitido ao vivo pela internet

Simpósio sobre café será transmitido ao vivo pela Internet

Encontro sobre saúde do servidor será transmitido pela internet