ABDIAS ELOGIA AÇÃO DE CAFETEIRA NA RECUPERAÇÃO ARQUITETÔNICA DE SÃO LUÍS
A iniciativa do senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) de fazer editar uma publicação sobre a arquitetura de São Luís foi elogiada hoje (dia 10) pelo senador Abdias Nascimento (PDT-RJ), para quem, "preservar a memória histórica constitui a melhor maneira de se manterem vivos os elos que ligam o passado e o presente de um povo, fortalecendo sua identidade e garantindo a continuidade cultural entre as gerações".
Conforme Abdias, a obra, intitulada Reviver, revela não apenas o importante trabalho realizado por Cafeteira quando era governador do Maranhão para a recuperação do centro histórico de São Luís, "mas principalmente as verdadeiras jóias que colocam a cidade entre as mais belas expressões da arquitetura colonial brasileira"
Na opinião de Abdias, os brasileiros não tem consciência da importância da memória do país. "Permitimos a degradação de nossos referenciais artísticos e arquitetônicos, ou mesmo sua total destruição, substituindo-os por shopping centers, condomínios luxuosos ou outros ícones de uma 'modernidade' que pretende desvencilhar-se do passado na ilusão de que isso propicie um atalho para o futuro".
Segundo o senador, São Luís viveu no século XX um período de isolamento e estagnação, responsável pela preservação não só de seu patrimônio arquitetônico, mas de recursos urbanos e ambientais que já se perderam na maior parte das capitais brasileiras. "Não por acaso, a UNESCO aprovou parecer técnico que indica São Luís como patrimônio da humanidade", observou.
10/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAFETEIRA: SÃO LUÍS PODE SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
São Luís pode perder título de Patrimônio Histórico da Humanidade, adverte Epitácio Cafeteira
Epitácio Cafeteira defende recuperação da credibilidade do Parlamento
ABDIAS NASCIMENTO ELOGIA ENCONTRO NA BAHIA
ABDIAS ELOGIA INICIATIVA DO OLODUM DE COMEMORAR A REVOLTA DOS BÚZIOS
CAFETEIRA ELOGIA COLOCAÇÃO DO BUSTO DE RUI À FRENTE DO PLENÁRIO