Aberta 2ª seleção para programa de incentivo ao empreendedorismo



O Start-Up Brasil abriu nessa terça-feira (1º) inscrições para a segunda rodada de seleção de empresas nascentes de base tecnológica, a serem aceleradas pelo programa. O prazo para o envio das propostas termina no dia 19 de novembro.

Aproximadamente 50 vagas estão disponíveis para start-ups brasileiras e internacionais e podem ter até três anos de constituição. O funcionamento segue o mesmo formato da primeira rodada, lançada em abril, na qual 56 empresas foram selecionadas.

O Start-Up Brasil é um programa do governo federal, criado pelo MCTI para agregar um conjunto de atores e instituições em favor do empreendedorismo de base tecnológica. A iniciativa integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).

Abrangência

A expectativa, diz o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, é atrair mais estados. “Gostaríamos de ter mais empreendedores do Centro-Oeste, Nordeste e Norte no programa, já que a primeira leva de empresas selecionadas foi predominantemente do Sudeste”.

O edital do CNPq indica que, pelo menos, 30% dos recursos devem se destinar a projetos das três regiões. Para a segunda rodada, está prevista uma agenda de divulgação pelos estados.

Segundo o coordenador geral do programa e gestor de Software e Serviços de TI da Secretaria de Política de Informática do MCTI, Rafael Moreira, empresas que não foram aprovadas na primeira rodada também podem participar da nova seleção.

Welcome Aboard Start-up Brasil

O Rio de Janeiro sediou, no final do mês de setembro, o evento Welcome Aboard Start-up Brasil. O encontro reuniu empresas e instituições – e seus respectivos programas e ações – em favor do empreendedorismo de base tecnológica, onde foram apresentados os parceiros e a dinâmica de funcionamento do programa, além de palestras e debates com as aceleradoras e mesas de orientação.

Para o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o Start-up é um programa efetivo na geração de novas empresas de base tecnológicas no Brasil. “A iniciativa vai levar a empresa até o mercado. A empresa já é criada e se desenvolve com a orientação de empresas mais experientes” afirmou.

Inscrições

Para as nacionais, as inscrições devem ser feitas por meio da chamada nº 11, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). As estrangeiras devem efetuar a submissão pelo edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A previsão é que os resultados desta segunda etapa sejam divulgados em 16 de dezembro e as propostas aprovadas recebam apoio a partir de 6 de janeiro de 2014. Os projetos selecionados podem obter bolsas de até R$ 200 mil e devem ser induzidos por uma das nove aceleradoras do programa.
 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



02/10/2013 16:14


Artigos Relacionados


Aberta seleção de 21 membros da Comissão de Incentivo à Cultura

Aberta seleção de 83 municípios para o programa Usinas Culturais

Aberta seleção para doutorado em geofísica

Aberta seleção para descarte de medicamentos

Aberta seleção para pesquisa em biologia molecular

Aberta seleção de artistas para intercâmbio na França