Aberta exposição com fotos marcantes de 2013
Ana Amélia, Emerich, Cláudia Lira e Ana Rita, na abertura da exposição
A inauguração da exposição "100 fotos de 2013 – o dia a dia do Senado Federal", ocorrida às 11h desta terça-feira, contou com a presença de senadores, dirigentes e servidores da Casa. Terceira edição do projeto 100 fotos do ano, a mostra reúne uma seleção de imagens marcantes captadas pelas lentes dos fotógrafos da Agência Senado, órgão da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Os registros resultam da cobertura diária dos trabalhos do Senado, a cargo de experientes profissionais. Organizada pela Coordenação de Fotografia, a exposição retrata sessões plenárias com grande repercussão, como a da promulgação da PEC das Domésticas (PEC 66/2012), a da aprovação da qualificação da corrupção como crime hediondo (PLS 204/2011) e a da aprovação da PEC do Voto Aberto para cassações de mandatos parlamentares.
Integram ainda a exposição imagens de sessões especiais, como a de comemoração dos 25 anos da Constituição Federal e a solenidade de devolução simbólica do mandato do ex-presidente João Goulart, além de fotos da solenidade de posse do atual presidente da Casa, Renan Calheiros.
Como observou a senadora Ana Amélia (PP-RS), jornalista por mais de 40 anos, as fotos transmitem com “qualidade, eficiência e transparência” o ritmo da atividade parlamentar. A senadora observou que, mais importante que detalhes sobre o Senado são as decisões da Casa que contribuem para melhorar a vida dos brasileiros. Daí a importância da cobertura jornalística pelos veículos de comunicação da Casa, inclusive quanto ao registro fotográfico.
Ana Rita (PT-RS), que também prestigiou o evento, destacou a abrangência do serviço de fotojornalismo da Secom, que nos dias mais efervescentes da Casa chega a captar mais de 3 mil imagens, depois armazenadas num banco que já acumula quase um milhão de fotos.
- São imagens que informam e captam momentos históricos. No futuro, poderemos contar a história da Casa por meio desse valioso acervo – avaliou Ana Rita.
A secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, também presente, classificou como arte a capacidade de se traduzir a força dos acontecimentos por meio de imagens. A seu ver, a retrospectiva das imagens que integram as exposições anuais de fato possibilitará a compreensão de momentos políticos decisivos e da própria história do Legislativo.
O diretor da Secom, Davi Emerich, reconheceu a importância do trabalho da equipe de fotojornalismo, salientando que a área tende a ganhar cada vez mais espaço. Quanto à exposição, ele disse que as imagens revelam diferentes dimensões da atividade parlamentar, como a intensidade dos trabalhos e, especialmente, o clima permanente de diálogo entre os senadores, a seu ver “a alma do trabalho parlamentar”.
Além de aproveitadas pela Agência Senado e pelo Jornal do Senado, as imagens produzidas pela Coordenação de Fotografia são colocadas à disposição de toda a sociedade e são frequentemente utilizadas pela mídia privada e por outras instituições. Para reproduzi-las, basta dar o crédito da fonte (Agência Senado) e do autor ou autora da foto.
A exposição foi montada em área localizada no final do chamado túnel do tempo, entre as alas Tancredo Neves e Teotônio Vilela, no Anexo 2 do Senado.
11/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado abre exposição com fotos marcantes de 2013
Memorial traz exposição com fotos mais marcantes de 2007
Retrospectiva 2013: Veja os fatos mais marcantes do ano
Senado inaugura exposição com imagens marcantes de 2011
Exposição fotográfica traz momentos marcantes da atividade legislativa em 2011
Galeria mostra 100 fotos de 2013 no Senado