Aberta seleção de professores de inglês da rede pública para treinamento nos EUA
As inscrições vão até 15 de outubro e a intenção é levar 540 docentes de escolas públicas de todo o País
Cerca de 540 professores brasileiros que ministram aula de língua inglesa na rede pública serão selecionados para receber treinamento de seis semanas e aperfeiçoar o idioma nos Estados Unidos. As inscrições para seleção, abertas na segunda-feira (10), vão até 15 de outubro.
Para participar é preciso ter estágio probatório concluído, estar em efetivo exercício na rede pública, possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa e ser aprovado em teste de nível em língua inglesa. Confira o edital em PDF. A iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa.
Os participantes terão treinamento em universidades americanas, com atividades acadêmicas e culturais, a fim de fortalecer a fluência oral e escrita da língua, trocar experiências em metodologia de ensino e aperfeiçoar os métodos de aprendizagem para estimular os alunos com recursos online e planos de aula previamente preparados.
Os professores selecionados receberão ajuda de custo no valor de 500 dólares, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde e passagens aéreas.
O programa
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa foi lançado nesta segunda-feira (10) e é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
"Esse programa faz parte de um conjunto de ações para internacionalizar o ensino e a universidade brasileira", afirmou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.
A nova edição do programa irá levar professores para mais de 20 universidades norte-americanas. "Tenho certeza que não estamos realizando algo apenas pelos professores e seus alunos, mas por toda uma geração e nosso futuro", concluiu o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon.
Leia mais:
Disciplinas do ensino médio podem ser unificadas para facilitar aprendizagem
Estudantes do Ciência Sem Fronteiras poderão estagiar em empresas americanas
Aplicativo premiado nos EUA é de autoria de bolsista do Ciência sem Fronteiras
Capes divulga o resultado do programa Jovens Talentos para a Ciência
Fonte:
11/09/2012 17:38
Artigos Relacionados
Professores de inglês da rede pública serão capacitados nos Estados Unidos
Rede estadual de ensino inicia seleção de 12 mil professores-coordenadores
Estado convoca 5,4 mil professores para trabalho na rede pública
CE pode votar 14º salário para professores da rede pública
Aprovado programa de saúde vocal para professores da rede pública
Programa seleciona professores da rede pública para capacitação no Reino Unido