Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2013



Estão abertas, desde segunda-feira (6), as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, edição 2013. Com o tema "Água: desafios da sociedade", o concurso poderá ser concorrido por estudantes do ensino médio, ensino superior, mestres e doutores. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de agosto.

Para esta edição, a equipe do XXVII Prêmio Jovem Cientista propõe a utilização de um kit pedagógico direcionado aos professores do Ensino Médio, que desejarem discutir o tema com seus alunos. O kit contém um Caderno do Professor, com ilustrações e exemplos relacionados às linhas de pesquisa sugeridas, um Caderno com seis Planos de Aula e 12 Fichas de Atividades para proporcionar ideias de projetos de pesquisa aos estudantes. O material é distribuído gratuitamente às escolas e aos professores interessados, e também estará disponível para download no site Jovem Cientista, ainda neste mês de maio.

A novidade deste ano será a realização da Oficina de Projetos Científicos para estudantes do Ensino Médio, em dez localidades diferentes do País: Belém (PA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Brasília (DF). As oficinas de orientação terão duração média de quatro horas.

Cada escola participante poderá indicar entre cinco e dez estudantes e um professor. As oficinas ocorrerão em maio e junho e as chamadas dos inscritos serão efetuadas pelo Facebook.

O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho (FRM), e as empresas GE e Gerdau. 

O CNPq prevê lançamentos do prêmio nas cinco regiões do País. Além disso, vai promover, a partir de maio, visitas de divulgação às universidades e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), com a participação de gestores estaduais de ciência, tecnologia, inovação, meio ambiente, educação e recursos hídricos.

 

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa que terão propostas contempladas na categoria ensino médio são: Gestão de bacias hidrográficas; Tratamento e reuso da água; Água e saúde pública; Uso da água para geração de energia e; Tecnologias para dessalinização da água.