Abertas inscrições de curtas-metragens para banco de filme da Programadora Brasil



Obras serão distribuídas para mais de 1.500 pontos de exibição, em 27 unidades da Federação

 

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Programadora Brasil, desta segunda-feira (13) até 13 de setembro. Podem ser cadastrados no banco de dados do projeto filmes de qualquer gênero e ano de realização, com duração de 5 a 30 minutos, desde que possuam o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Os filmes selecionados serão disponibilizados em DVD em pontos não-comerciais de exibição. Atualmente, são mais de 1.500 pontos de exibição associados, em 815 municípios de 27 unidades da federação. O projeto, criado em 2006, acumula hoje um total de 825 títulos, agrupados em 255 DVDs. Até o final de 2012, estarão disponíveis mais 40 DVDs e 145 filmes.

Títulos que se inscreveram em edições anteriores e que ainda não foram convidados para integrar o catálogo não devem ser reinscritos, pois continuam disponíveis para a comissão de curadoria. Para inscrever seus filmes, pessoas físicas ou jurídicas, realizadores e representantes devem ler e concordar com o regulamento, preencher a ficha de informações da obra no site e encaminhar uma cópia em DVD e do CPB. Serão aceitas correspondências postadas até o dia 14 de setembro de 2012.

A Programadora Brasil é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvida pela Cinemateca Brasileira, cujo objetivo é incentivar a circulação de filmes e vídeos nos circuitos não comerciais de difusão pública para democratizar o acesso ao patrimônio audiovisual brasileiro.

Para pedir o Certificado de Produto Brasileiro, acesse o portal da Ancine, clique na opção Sistema Ancine Digital; informe o login e a senha de acesso; selecione a opção correspondente ao certificado que deseja no menu "Outros Sistemas"; preencha os campos do formulário eletrônico; verifique se os dados estão corretos; e finalize a tarefa, clicando em "confirmar".

Em seguida, encaminhe a cópia dos documentos exigidos na Instrução Normativa pertinente para um dos seguintes endereços: Av. Graça Aranha, 35 - 3° andar – Centro, 20.030-0002, Rio de Janeiro - RJ; SRTV Sul Conjunto E, Edifício Palácio do Rádio, Bloco I, Cobertura 70340-901 – Brasília-DF; Rua Formosa 367, conjunto 2160, Centro, Vale do Anhangabaú 01049-911 - São Paulo-SP.

O requerimento também pode ser feito pessoalmente ou pelos Correios, enviando, para um dos endereços acima, o formulário de requerimento de registro, disponível no portal da Ancine, devidamente preenchido e acompanhado da cópia dos documentos exigidos. Em caso de dúvida, envie sua consulta para o endereço eletrônico [email protected].

 Leia mais:

Funarte investirá R$ 161 milhões em Programa de Fomento às Artes

Estados e municípios podem inscrever projetos para o Fundo Nacional de Cultura

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Goya

 

Fonte:
Ancine
Programadora Brasil



13/08/2012 19:59


Artigos Relacionados


Inscrições abertas para o 23º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo

Inscrições abertas para curtas-metragens na 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

8ª mostra de curtas-metragens de Ourinhos tem inscrições abertas

Inscrições para Prêmio Curtas Histórias são abertas

Inscrições abertas para o Festival de Curtas Shnit

Abertas inscrições para Festival de Curtas de Viena