Ação ecológica batiza macacos da espécie sauim-de-coleira
Ceci e Peri, personagens criados pelo escritor José de Alencar, foram os nomes dados pela atriz Ana Rosa aos dois macacos da espécie sauim-de-coleira soltos no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na manhã de sábado (2). A ação ecológica, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em parceria com o Inpa, faz parte da programação do faz parte da programação do 10º Amazonas Film Festival.
Ana Rosa disse que a ação é importante para conscientizar as pessoas para a preservação da fauna. “Qualquer agressão ao meio ambiente é uma agressão para toda a humanidade. Então eu vejo como importância vital o movimento do Inpa e a SEC em resgatar essas espécies e fazer com que elas se reproduzam para o ecossistema entrar em equilíbrio. É emocionante participar desse evento como madrinha”, disse.
O macaco sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) pertencente à família Callitrichidae, a mesma dos micos. Quando adultos medem aproximadamente 28 cm de corpo e 39 até a cauda. Sua base de alimentação são frutos e insetos, mas podem consumir pequenos vertebrados e até ovos de aves.
Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Gordo, com a soltura dos dois macacos desta espécie o numero chega a oito vivendo no Bosque da Ciência. “O projeto sauim-de-coleira tem uma parceria com o Inpa para tentar reintroduzir a espécie aqui no Bosque. Há três anos nos colocamos nós resgatamos dois animais e colocamos aqui e inesperadamente um grupo que habitava a floresta da Ufam veio para o Inpa e formaram um grupo e isso deu certo. Agora o que fazemos é o monitoramento", afirmou.
A coordenadora de eventos da SEC, Natália Lieme, afirmou que a atividade deste sábado alia arte e ciência para conservação das espécies. “Nós mostramos, através dessa ação, aos convidados do festival que cuidamos do que é nosso.”
Esta é a 8º ação ecológica organizada pelo Instituto dentro da programação do Amazonas Film Festival. ”Essa parceira com a SEC é uma maneira de divulgar para a população a importância da preservação da fauna nesses fragmentos florestais dentro da cidade de Manaus”, explica a representante do Inpa no evento e coordenadora de capacitação do Instituto, Beatriz Ronchi Telles.
Arte e ciência
Segundo o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, a ação ecológica une arte e ciência. “Aproveitamos um evento internacional para falar da importância de uma espécie como essa”, afirmou.
Em 2013, o Amazonas Film Festival está em sua 10ª edição e acontece entre os dias 1 e 6 de novembro no Teatro Amazonas, localizado no Centro de Manaus (AM), com a apresentação de aproximadamente 49 filmes. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da SEC, com patrocínio máster da Coca-Cola Brasil.
Confira a programação.
Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
04/11/2013 17:08
Artigos Relacionados
Passeio ciclístico celebra o dia do Sauim-de-Coleira
Instituto de Pesquisas da Amazônia participa de ação ecológica
Estradas: TEBE apoia a patrulha ecológica em ação ambiental em Bebedouro
Incra discute em audiência questão do Rio dos Macacos
Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos
Ibama devolve 55 macacos-prego ao ambiente natural