Ação itinerante apresenta benefícios a empreendedores da Paraíba



Os empreendedores paraibanos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e benefícios do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste(FNE), por meio do FNE Itinerante 2013. A ação começou na Paraíba nesta quinta-feira (29) e acontecerá em toda região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, totalizando 100 reuniões.

Voltado para os micro e pequenos empresários e empreendedores individuais, os encontros terão foco na divulgação das linhas de financiamento, no esclarecimento de dúvidas, no atendimento personalizado às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Empreendedores Individuais (EIs) e no agendamento de visitas negociais. 

Na Paraíba, estão agendados eventos de FNE Itinerante nos seguintes municípios: Várzea (29.08), Ingá (12.09), São Mamede (19.09), Aroeiras (26.09), Dona Inês (03.10), Uirauna (10.10), São Sebastião de Lagoa de Roça (17.10), Bananeiras (24.10), Cubati (31.10), Piancó (07.11), Araruna (14.11) e São José de Piranhas (21.11). 

Os critérios para a escolha dos municípios foram: localização no semiárido, classificação "Baixa Renda" ou "Renda Estagnada" segundo a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), concentração razoável de MPEs e inexistência de agência do Banco do Nordeste. 

O FNE Itinerante 2013 é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional (MI), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Banco do Nordeste. Na Paraíba o evento ainda conta com as parcerias do Sebrae-PB, CDLs locais, Prefeituras, Câmaras Municipais e Sindicatos do Comércio Varejista. 

FNE 

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

Empreendedor Individual

Visando facilitar o registro de empreendimentos pequenos e, em sua maioria informal, desde julho de 2009 existe no Brasil o Microempreendedor Individual (MEI ou EI), que faz parte da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O MEI permite que manicures, costureiras, pintores, mecânicos, feirantes e outros profissionais possam se formalizar.

Com CNPJ e cobertura previdenciária, os horizontes se abrem para o empreendedor que quer crescer. O que começa como um pequeno negócio pode virar uma média ou grande empresa no futuro. Tudo começa com a formalização e o direito de exercer a profissão e a cidadania de acordo com as leis do país.

Fonte:

Banco do Nordeste 




30/08/2013 18:05


Artigos Relacionados


Ação itinerante apresenta benefícios a empreendedores baianos

Desenvolvimento Social promove atendimento itinerante para distribuir benefícios sociais

Banco do Nordeste apresenta FNE a empreendedores

Ação itinerante que leva Justiça à população de baixa renda retorna à Cidade de Deus

Banco do Nordeste apresenta FNE Itinerante em Lontra

Efraim apresenta voto de aplauso ao arcebispo da Paraíba