Ação: Postos do Acessa São Paulo realizam 145 mil atendimentos em estações da CPTM
Estações contam com 12 infocentros
Serviço de acesso gratuito à Internet objetiva promover a inclusão digital da população; vários tipos de serviço estão disponíveis pela Internet
Os 12 infocentros instalados nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em agosto do ano passado totalizaram 144.883 atendimentos até o final do ano. Os postos do Acessa São Paulo promovem a inclusão digital gratuita aos passageiros da ferrovia. Além das unidades dentro das áreas pagas, a companhia instalou três infocentros em áreas não-pagas das estações Granja Julieta, Socorro e Mogi das Cruzes para incentivar a utilização do serviço pelas comunidades locais.
Os outros postos ficam nas estações Piqueri e Barra Funda, na Linha A (Brás - Francisco Morato); Socorro, Granja Julieta e Pinheiros, na Linha C (Osasco - Jurubatuba); Dom Bosco, José Bonifácio e Mogi das Cruzes, na Linha E (Luz - Estudantes); Brás, Tatuapé, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, na Linha F (Brás - Calmon Viana).
Trabalhadores, estudantes e demais usuários podem utilizar, gratuitamente e durante 20 minutos, os computadores instalados nos postos do Acessa São Paulo da CPTM (média de 14 máquinas por posto). É possível receber e enviar e-mails, pesquisar na Internet, digitar textos, elaborar currículos, obter informações sobre empregos e concursos e fazer uso de serviços de utilidade pública disponíveis na rede mundial: boletim de ocorrência eletrônico, recadastramento de CPF, consulta sobre multas de trânsito, entre outros.
As dúvidas dos internautas são esclarecidas por atendentes especialmente treinados para orientar quem ainda não tem intimidade com computadores, com os programas e com a navegação na Internet.Utilização simples - A unidade do Acessa São Paulo na Estação Barra Funda registra, aproximadamente, 346 atendimentos por dia e 1.728 por semana. No posto do Brás, 258 usuários/dia e 1.290/semana utilizam a web. Diariamente, 221 pessoas usam os computadores do infocentro da Estação Tatuapé; por semana, são 1.107. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, exceto nas estações Brás, Tatuapé e Barra Funda, que ficam abertos das 9 às 18 horas.
Utilizar o serviço é simples: basta preencher uma ficha de identificação no próprio infocentro. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. É necessário, também, assinar termo de compromisso que estabelece regras para o uso dos equipamentos, proibindo o acesso a sites de conteúdo pornográfico, instalação de softwares e a prática de pirataria e vandalismo eletrônico.
O modelo adotado na companhia é conhecido como POPAIs (Postos Públicos de Acesso à Internet). Sua configuração foi desenvolvida em parceria com secretarias e órgãos do governo do Estado que têm grande fluxo de pessoas, como empresas de transporte público, que cedem o espaço e contratam os atendentes.
Acessa São Paulo: Mais de 5 anos em funcionamento
O Programa Acessa São Paulo, iniciativa do governo do Estado, é conduzido pela Imprensa Oficial, com apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Instituído em julho de 2000, o programa tem mais de 675 mil usuários cadastrados e possibilitou mais de 14,5 milhões de atendimentos. São 224 postos no Estado (88 na capital e 136 no interior). A previsão é que, até o final de março, outros 122 entrem em funcionamento (1 na capital e 121 no interior). As novas unidades vão ampliar o programa e levar os recursos da Internet à população de baixa renda, a fim de estimular o desenvolvimento humano e soci
02/01/2006
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