Acessos em banda larga passam de 81 milhões



 

Do total de conexões em agosto, 62,4 milhões foram de internet móvel

Os acessos à banda larga no Brasil ultrapassaram 81 milhões em agosto, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Nos últimos doze meses, cerca de 32 milhões de novos acessos foram ativados, o que significa uma nova conexão a cada segundo.

As novas conexões representam crescimento de 64% de ativação em relação ao mesmo período do ano passado. Só nos primeiros oito meses de 2012, cerca de 21 milhões de acessos à banda larga foram ativados. O número representa um aumento de 57% na comparação com o período de janeiro a agosto do ano passado, quando foram ativados 13,7 milhões de acessos.

Desse total registrado no fim de agosto, 18,9 milhões são de banda larga fixa e 62,4 milhões de banda larga móvel. Nesse último segmento, o número de conexões dobrou nos últimos doze meses. Segundo a pesquisa, o uso de internet em celulares teve crescimento de 97%.

Segundo dados de julho deste ano, do Ministério das Comunicações, a quantidade de cidades brasileiras que contam com o serviço 3G aumentou 232%, passando de 681 municípios para 2.261, entre 2010 e 2012. Apenas no ano de 2011, 6 milhões de domicílios em todo o Brasil passaram a contar com serviço de internet rápida. A meta do governo é cobrir 70% das casas brasileiras até 2015.


Smartphone

Para ampliar o acesso da população à banda larga móvel, a produção e venda de smartphones fabricados no Brasil terão redução de impostos, que vai levar à queda de quase 10% no preço do aparelho ao consumidor, segundo prevê o governo federal.  A desoneração de PIS e Cofins foi determinada pela Lei 12.715/2012, publicada na terça-feira (18) e vai ser detalhada em regulamentação.

Para que seja feita a renúncia fiscal, os celulares devem ter determinadas especificações técnicas, como estarem preparados para acessar redes wi-fi e internet 3G ou superior. Os equipamentos também terão um valor máximo, a ser definido, que deverá ser de, aproximadamente, R$ 900.

A lei também trouxe outros benefícios para o setor de telecomunicações, de forma a ampliar a infraestrutura e melhorar a oferta de banda larga. Impostos federais deixarão de ser cobrados na venda ou aluguel de máquinas e materiais de construção utilizados na criação de estações terrenas de satélites usadas na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Outra medida para inclusão digital é o projeto Banda Larga 0800, que permite usuários de smatphones e tablets acessarem de graça alguns sites da internet,  sem a necessidade de ter um pacote de dados contratado. A metodologia é a mesma da tarifação reversa na telefonia, quando um usuário liga para um número 0800. Os provedores dos conteúdos é que vão pagar pelo acesso ao site. As páginas online que poderão ser acessados gratuitamente serão identificadas pelo endereço terminado com a extensão “0800.br”.

Ainda dentro do PNBL, acordo entre o governo federal e as empresas de telefonia oferece banda larga popular, com conexão de velocidade de 1 megabit por segundo por R$ 35 mensais. Em agosto, um total de 1.842 cidades, em 25 estados e no Distrito Federal, já contavam o serviço. O objetivo é que todos os municípios brasileiros sejam atendidos até 2014.


Qualidade

A qualidade da banda larga no Brasil vai ser avaliada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mais de 45 mil usuários já se inscreveram para participar do projeto de avaliação, e 12 mil serão sorteados. 

Os escolhidos vão receber uma espécie de modem chamado de whitebox, que enviará os dados da conexão para a entidade aferidora, empresa que deve garantir a medição com transparência e imparcialidade. Segundo a Anatel, o equipamento não interfere na conexão, não coleta dados de navegação do usuário e não terá nenhum custo para instalação.

Embora as inscrições já tenham superado em quase 400% a necessidade de voluntários, alguns estados ainda não atingiram a meta de inscrição de voluntários. Os usuários de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais concentram quase 50% de todos os cadastrados. Os estados com menor número de inscritos são Acre, Tocantins e Amapá. Faça o cadastro aqui.

Quem não for escolhido agora pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, sem necessidade de novo cadastramento. Haverá renovação de 25% da base de voluntários todo ano.

Serão monitorados indicadores como velocidades de upload e de download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes. O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, divulgado pela Anatel em outubro de 2011, estabelece padrões de qualidade para o serviço.

A velocidade instantânea não pode ser menor do que 20% da velocidade máxima contratada pelo assinante em 95% das medições. A meta de 20% é válida até outubro deste ano. Nos próximos doze meses, será de 30% e, a partir de 2014, 40%.

Para a velocidade média, que é resultado de todas as medições realizadas no mês, a meta inicial é de 60%, até outubro de 2012. Nos doze meses seguintes, será de 70% e, a partir de então, 80%. Serão consideradas, para o cálculo dos indicadores de cada prestadora, as medições feitas no período de maior tráfego, entre 10h e 22h.

 

 

Leia mais:

Smartphones feitos no País serão mais baratos 

Plano de incentivo à economia é ampliado 

Número de voluntários para medir qualidade da internet no Brasil chega a 45 mil

Cerca de 1.800 cidades já têm acesso à banda larga popular 

Usuários da internet poderão acessar sites sem contratar pacote de dados

Em 2 anos do Programa Nacional de Banda Larga, conexões 3G crescem 270%

 

Fonte:

Ministério das Comunicações 
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Portal Brasil
Agência Brasil
Anatel
Portal Planalto

 

 

 

20/09/2012 13:11


Artigos Relacionados


Brasil tem 58 milhões de acessos à banda larga, segundo a Telebrasil

Acessos à internet banda larga passa dos 40 milhões em abril

Banda larga fixa e móvel ultrapassa 45 milhões de acessos

Brasil fecha primeiro trimestre com 38,5 milhões de acessos em banda larga

Acessos a banda larga no País cresceram 71% no ano passado e somaram 34,2 milhões

Banda larga móvel cresce 99% e chega a 20,5 milhões de novos acessos em 2011