Achocolatados em pó são tema de curso do Ital
Curso acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, no auditório do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates do Ital, em Campinas
O Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Ital) oferece o curso “Achocolatados em pó: processos de mistura, lecitinação, aglomeração e propriedades de avaliação” na próxima quinta e sexta (dias 21 e 22 de fevereiro), no auditório do seu Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates (Cereal Chocotec) - Avenida Brasil, 2.880, Campinas.
O treinamento é voltado para um mercado que, segundo a empresa de pesquisa DataMark, cresceu 100% nos últimos dez anos, mas que ainda é muito carente em informações técnicas.
Essa é a terceira edição do curso, que foi ministrado pela primeira vez em julho de 2007. O trabalho é coordenado pelos pesquisadores Fernanda Vissotto, Denise Jardim e Valdecir Luccas. A abordagem é para todas as etapas centrais da produção de achocolatados em pó, que são misturas de açúcar, cacau em pó, maltodextrina, aroma, lecitina e, muitas vezes, contêm leite e derivados lácteos.
São destacados pontos importantes para a obtenção de qualidade dos produtos: seleção adequada dos ingredientes e aditivos, definição da formulação (proporção entre os ingredientes), processos de melhoria de solubilidade (lecitinação e aglomeração) e conhecimento das propriedades de avaliação dos achocolatados, tanto na forma pó quanto reconstituído.
O Ital é pioneiro em trabalhos na área e, atualmente, faz projetos para empresas no desenvolvimento de produtos e processos, realiza treinamentos, presta serviços e mantém projetos de pesquisa na melhoria de solubilidade de produtos em pó. O objetivo do Cereal Chocotec é, por meio de seus cursos, tornar as tecnologias ali desenvolvidas acessíveis às pequenas empresas e auxiliar as grandes a melhorarem seus processos e produtos.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Ital. Leia mais no site www.ital.sp.gov.br)
Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(L.F.)
02/19/2008
Artigos Relacionados
Primatologia de campo e conservação é tema de curso
USP: Especialização em Divulgação Científica é tema de curso
Biodeterioração do patrimônio cultural é tema de curso na USP
Desnutrição infantil é tema de curso online da RedeNutri
Recuperação de pastagens é tema de curso na Embrapa Rondônia
“Mudanças Climáticas e Pobreza” é tema de curso online