Acir Gurgacz defende investimentos prioritários na educação
É preciso dar atenção às crianças do Brasil para que se tornem adultos capazes de lidar sem violência com a realidade. O alerta foi dado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em Plenário nesta quinta-feira (28). Para o senador, as crianças são o principal patrimônio do país e delas depende o futuro, portanto é "fundamental colocar a educação em primeiro lugar".
Acir Gurgacz pediu aos colegas apoio para as ações do governo federal de fortalecimento da educação brasileira. Como exemplo de projetos que devem ser incentivados, citou pesquisa realizada pela Unicef em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), batizada de "Caminhos do Direito de Aprender". O estudo analisou políticas bem-sucedidas de educação em 26 municípios do país que melhoraram seus Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre os municípios está Costa Marques, em Rondônia, seu estado. Segundo o senador, quando "a vontade política do fazer se une à pratica, o resultado aparece".
Entre os fatores relevantes para melhoria da educação na rede pública desses municípios, a pesquisa da Unicef identificou a formação continuada dos professores, a adoção de práticas pedagógicas adaptadas à região e o interrelacionamento da família com a escola. Um passo dado neste caminho, defendeu Gurgacz, foi a Lei do Piso Nacional do Magistério, legitimada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início de abril.
- Conclamo os senadores a unirmos forças com a presidente Dilma e o ministro da Educação para que se invista o que for necessário na educação. Cabe à família a responsabilidade de educar as crianças e ao Estado oferecer educação integral de qualidade - argumentou.
28/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz defende investimentos para remodelar sistema educacional
Acir Gurgacz defende investimento em educação profissional
Acir Gurgacz destaca investimentos federais em Rondônia
Acir Gurgacz cobra mais investimentos em infraestrutura
Acir Gurgacz analisa investimentos e avaliação do ensino médio em RO
Acir Gurgacz cobra mais investimentos em estradas e portos