Acir Gurgacz pede mais investimento em educação para conter violência




Dizendo-se alarmado com o aumento da violência no país, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) recomendou aos governos dos estados e ao governo federal, em discurso, que aumentem os investimentos na educação, a seu ver o melhor caminho para diminuir a criminalidade, especialmente entre os jovens. Ele sugeriu ainda que as polícias dos estados sejam mais bem aparelhadas para o combate ao crime.

Acir Gurgacz conclamou os candidatos nas eleições de outubro a assumirem compromissos com a segurança pública. O senador reconheceu a importância da execução de obras, para geração de emprego e desenvolvimento, mas ressaltou que a população "está amedrontada" e considera a segurança fundamental para suas famílias.

Ele citou matéria do jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual, neste ano, o número de assassinatos aumentou em 15 estados, na comparação com o ano passado. A meta do governo federal, segundo Acir Gurgacz, era de 12 assassinatos para cada 100 mil habitantes, neste ano, mas o número deverá alcançar 25 assassinatos.

- É um número muito acima do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde, de 10 homicídios para 100 mil pessoas - observou.

O senador lamentou a situação da violência em Rondônia. A capital do estado, Porto Velho, registrou 112 homicídios de janeiro até a semana passada. "Em Ji-Paraná, a segunda cidade do estado, ocorreram 140 mortes violentas em apenas sete meses", relatou Acir Gurgacz, dizendo-se assustado, ainda, com a relação direta entre os crimes violentos e a disseminação do consumo de drogas.

05/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz defende investimento em educação profissional

‘Educação é investimento com retorno garantido’, afirma Acir Gurgacz

Acir Gurgacz pede investimento nas rodovias que escoam produção agrícola

Acir Gurgacz pede prioridade para a educação no Brasil

Acir Gurgacz pede mais atenção do governo federal às creches públicas

Investimento na Amazônia elevará IDH brasileiro, diz Acir Gurgacz