ACM critica redução de verbas para Rede Sarah



As propostas de Plano Plurianual (2004-2007) e de lei orçamentária para 2004 receberam duras críticas do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) por reduzirem os recursos destinados à Rede de Hospitais Sarah Kubitschek, especializada no tratamento de doenças do aparelho locomotor. De acordo com o senador, as propostas do governo modificam a classificação orçamentária da instituição, que passaria a ser considerada apenas prestadora de serviços de saúde.

- Essa mudança extingue a possibilidade do Sarah pesquisar e criar novas tecnologias, formar profissionais e desenvolver ações de educação preventiva. Nessas atividades reside o grande diferencial do Sarah, que forma seus próprios e excelentes profissionais. Pesquisa e fabrica aparelhos absolutamente fantásticos e que são utilizados para a recuperação quase milagrosa de pacientes - disse.

O senador apresentou dados que indicam, no próximo orçamento, uma redução de R$ 32,4 milhões nos recursos destinados ao Sarah, provocando uma diminuição de 1,34 milhões no número de atendimentos. Antonio Carlos adiantou que o Congresso deverá rever estes números, o que garantiria a continuidade integral das atividades.

- Isso é o mínimo que podemos fazer pela população brasileira, já tão carente de atendimento de saúde e que, hoje, pode contar com uma estrutura ímpar como a de que dispõe a Rede Sarah - afirmou.

A defesa da manutenção de recursos para o Sarah, proposta por Antonio Carlos, recebeu o apoio dos senadores Mão Santa (PMDB-PI), Eduardo Suplicy (PT-SP), Heráclito Fortes (PFL-PI), César Borges (PFL-BA), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Garibaldi Alves (PMDB-RN). Este último sugeriu a formação de uma comissão de senadores para negociarem com o ministro da Saúde, Humberto Costa, a garantia dos recursos para a Rede Sarah.



25/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO CRITICA REDUÇÃO DE VERBAS PARA O TOCANTINS

SATURNINO CRITICA REDUÇÃO DE VERBAS PARA CONSTRUÇÃO NAVAL

Saúde quer expandir modelo de reabilitação da Rede Sarah para todo o País

Mário Couto agradece apoio para instalação de unidade da Rede Sarah em Belém

Mário Couto agradece apoio para instalação de unidade da Rede Sarah no Pará

Valmir Amaral quer destinar parte de dinheiro das multas de trânsito para Rede Sarah