ACM INAUGURA AMANHÃ CURSO DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA



O presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, inaugura na manhã desta quinta-feira (dia 31) o Curso de Processo Legislativo a Distância, veiculado através de um canal interno de TV. Esse projeto representa o embrião para a implantação da Universidade do Legislativo que vai permitir a estados e municípios a oportunidade de formar pessoal em áreas consideradas prioritárias para a administração pública, como elaboração do processo licitatório, direito constitucional, proposta orçamentária e acompanhamento da execução financeira dos municípios.
O curso de treinamento, já em operação experimental através do canal 46, inicialmente terá como público alvo os servidores do Senado. Em breve, conforme informou o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, a TV Senado irá transmitir em canal aberto cursos e treinamento qualificado durante três horas diárias para todo o país. "Será uma revolução no desenvolvimento dos recursos humanos dentro da administração pública brasileira, que irá beneficiar servidores dos mais distantes municípios brasileiros, dando-lhes a terem uma melhor compreensão da administração pública - - prevê Agaciel.
A idéia de se criar a Universidade do Legislativo, através da TV Senado, partiu do presidente Antônio Carlos Magalhães. Quando o sistema entrar em operação, conforme acrescentou Agaciel da Silva Maia, as prefeituras terão a oportunidade de saber, entre outros assuntos, como obter recursos federais sem qualquer tipo de intermediação de terceiros. Isso vai gerar economia de tempo e de dinheiro para os cofres públicos.
- - A Universidade do Legislativo terá uma linha exclusiva com especialistas em cada curso para que as pessoas tirem as suas dúvidas também em tempo real - - informou o diretor-geral do Senado, ao dar destaque para o curso de elaboração da proposta orçamentária para o município. Ele enalteceu ainda os cursos de como elaborar o processo licitatório, processo legislativo e acompanhamento da execução orçamentária municipal.
Outro aspecto relevante destacado por Agaciel é que todas as legislações aprovadas no âmbito do Senado (projetos, emendas constitucionais, etc) serão comentadas por um profissional, informando e orientando, detalhadamente, sobre o teor das matérias. A universidade vai propiciar, ainda, uma troca de informações entre municípios e estados com o Senado, conforme avaliou Agaciel.
ENSAIO GERAL
O canal interno 46, a ser inaugurado amanhã pelo presidente do Senado é, no entender de Agaciel da Silva Maia, uma espécie de ensaio geral do que será, no futuro, a Universidade do Legislativo. Além de cursos específicos sobre temas legislativos, administrativos e financeiros, a universidade, informou Agaciel, vai propiciar uma maior aproximação das administrações municipais e estaduais com o Senado. Com um detalhe: a custo zero.
Depois da experiência com o canal interno 46, onde se buscará o formato ideal para os programas, entrará em cena a Universidade do Legislativo como forma de contribuir concretamente, na visão do diretor geral Agaciel da Silva Maia, para o aperfeiçoamento do pessoal das administrações públicas brasileiras.
Todos os 5.507 municípios terão uma estação retransmissora da TV Senado. Cerca de seis milhões de antenas parabólicas também estarão sintonizadas com a emissora, permitindo que famílias que residem em local distante terem acesso não somente aos cursos, mas às atividades do Senado. Além da TV Senado, o cidadão brasileiro poderá receber o sinal através da Interlegis e da rede virtual do Legislativo.

30/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Convocação para treinamento a distância inicia na quarta (12)

Curso: Prorrogadas até amanhã inscrições para curso de extensão no Memorial da América Latina

Curso a distância irá abordar Propriedade Intelectual

Curso a distância aborda diagnósticos de assistência social

Curso a distância para pregoeiros eletrônicos é premiado

Curso a distância de avaliação de ciclo de vida recebe inscrições