ACM INAUGURA REDE VIRTUAL DE BIBLIOTECAS



Ao lado da atriz Fernanda Montenegro e da escritora Zélia Gattai, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (dia 18), em Salvador, a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional (RVBI). O evento aconteceu durante a IV Feira Internacional do Livro da Bahia e contou ainda com a presença dos demais senadores da bancada baiana, Paulo Souto (PFL) e Djalma Bessa (PFL), além do governador do estado, César Borges e do prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy.
- Disse com muita propriedade, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Raul Wassermann, (em discurso que o antecedeu) que o livro não pode ser privilégio de elites. E é isso, com a Feira do Livro, que nós queremos fazer: dar ao povo a oportunidade de ler livros, de aumentar a sua cultura, de aumentar o seu saber, que esta é a única forma de realizar-se o ser humano em toda a sua plenitude - afirmou Antonio Carlos.
Após o pronunciamento do presidente do Senado, os presentes ao auditório montado no Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções da Bahia assistiram a um vídeo sobre a RVBI, resultado da união dos acervos da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, da Biblioteca da Câmara dos Deputados, e de outras bibliotecas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A rede vai tornar disponível cerca de 500 mil documentos, permitindo pesquisas a bases de dados de livros, periódicos, obras raras e multimeios (veja matéria).
Depois de visitar a exposição Encena, um relato multimídia da carreira da atriz Fernanda Montenegro, Antonio Carlos seguiu para o estande do Senado na Feira do Livro, que segue aberta ao público até o próximo dia 27. Ali, ele recebeu da diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, exemplares dos últimos lançamentos do Senado: Rui, o estadista da República, de João Mangabeira, Pensamento e ação de Rui Barbosa, uma seleção de textos da Fundação Casa de Rui Barbosa, O Rio de Janeiro como é, de C. Schilichthorst, e Joaquim Nabuco - Revolucionário conservador, de Wamireh Chacon (leia as resenhas). No estande do Senado, Antonio Carlos também acompanhou a uma pesquisa de documentos na RVBI pela Internet.
- Poucos neste país sabem quantas publicações importantes o Congresso Nacional, através do Senado, está realizando para que o povo tome conhecimento da história do país e, mais do que isso, possa aprender com o exemplo de nossos antepassados e possa construir um presente e futuro como o Brasil bem merece - disse o presidente do Senado ao público presente à abertura da Feira do Livro que, segundo os organizadores deve atrair mais de 180 mil pessoas.
O evento de lançamento da RVBI contou ainda com a presença dos secretários estaduais de Educação, Eraldo Tinoco; de Cultura, Paulo Gaudenzi; de Fazenda, Albérico Mascarenhas, do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Antônio Honorato, e do presidente da Câmara Brasileira do Livro, Raul Wassermann, entre outras autoridades.

18/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO LANÇA REDE VIRTUAL DE BIBLIOTECAS

Biblioteca Virtual prepara especial sobre história das bibliotecas

REDE DE BIBLIOTECAS REÚNE MAIS DE 500 MIL DOCUMENTOS

SENADO PODE INTEGRAR REDE MUNDIAL DE BIBLIOTECAS

Rede virtual mapeia vírus em SP

Lançado edital para criação de Rede Virtual Temática