Ações de combate à irregularidade no leite serão intensificadas em todo País
Ministério da Agricultura vai intensificar as análises do produto em todo o território brasileiro
Após a descoberta de adulteração em cerca de 600 mil litros de leite no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento intensificou a coleta de amostras do produto no estado. Foram 3,2 mil coletas desde junho do ano passado. As análises agora serão intensificadas no resto do País para detecção de ureia.
De acordo com investigação deflagrada pelo Ministério Público do estado e o Ministério da Agricultura, cinco empresas que realizavam transporte de leite no Rio Grande do Sul são suspeitas de adicionar a substância antes de realizar a entrega à indústria. Ao todo, foi encontrada presença de formol em lotes das marcas Italac, Líder, Mumu e Latvida.
A fraude tinha como objetivo aumentar o volume com água e tentar manter os padrões do “leite”, neste caso a proteína, através da adição da ureia. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), os transportadores lucravam 10% a mais do que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.
O Ministério também confirmou que outros estados serão investigados para saber se também houve adulteração no processamento do leite comercializado no País.
Ações específicas
09/05/2013 12:48
Artigos Relacionados
As obras da CPTM serão intensificadas neste domingo
Transportes: Obras em ponto crítico para o Rodoanel serão intensificadas
Documentos lavrados em cartórios de todo País serão monitorados
Clubes Sociais Negros serão mapeados em todo o País
Comemorações dos 180 anos do Legislativo serão vistas em todo o país
Laboratórios experimentais em arte, cultura e tecnologia serão instalados em todo o País