Acordo com Moçambique para reconhecimento de carteiras de habilitação é aprovado pela CRE



Acordo assinado em 2010 pelos governos do Brasil e de Moçambique para o reconhecimento mútuo das carteiras de habilitação dos seus cidadãos foi aprovado nesta terça-feira (11) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O texto segue agora para a decisão do Plenário.

Os dois países intercambiarão modelos de suas respectivas carteiras e licenças de habilitação e deverão comunicar  eventuais mudanças nesses modelos. Ao relatar a matéria (PDS 540/2012), o senador Cidinho Santos (PR-MT) disse que a iniciativa visa melhorar as condições de vida e de trabalho dos brasileiros residentes em Moçambique e dos moçambicanos residentes no Brasil. Em sua opinião, o acordo adquire  relevância  pela  identidade  cultural  e linguística dos dois países e pelos vínculos históricos, representados por grande parte da população  brasileira  proveniente  da  África  e,  em  especial,  pela  forte presença brasileira em Moçambique.

Foi decidido ainda que ficam sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos  que  possam  resultar  em revisão do referido acordo, bem como ajustes complementares capazes de acarretar encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado acordo que prevê cooperação com Moçambique para produção de álcool

Aprovado em comissão acordo que facilita reconhecimento de diplomas no Mercosul

Operação Natal: foram recolhidos 504 veículos e 228 Carteiras de Habilitação

Balanço da Operação Natal: 504 veículos apreendidos e 228 carteiras de habilitação recolhidas

Detran publica nomes de motoristas que terão carteiras de habilitação cassadas

CPF, identidade, passaporte e carteiras de habilitação e de trabalho terão o mesmo número