Acordo prevê financiamento de máquinas de uso agrícola para África
Uma série de memorandos foi assinado nesta segunda-feira (2) entre o governo brasileiro e os países africanos de Senegal e Zimbábue sobre o Programa Mais Alimentos Internacional. O convênio foi firmado pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer com os representantes dos outros países durante a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Rio Grande do Sul. Os documentos selam o compromisso entre os governos para dar garantias ao financiamento das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos de uso agrícola, por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex).
O Programa Mais Alimentos, pelos seus êxitos alcançados, passou a ter repercussão internacional e outros países vêm procurando adotar sistemas semelhantes e importar máquinas brasileiras para modernizar as suas atividades agrícolas.
Quanto ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex), a iniciativa foi instituída pelo governo federal para proporcionar às exportações brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional.
A modalidade de assistência creditícia de financiamento refere-se ao exportador brasileiro (supplier’s crédit) ou ao importador (buyer’s crédit), para pagamento à vista ao exportador com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional. O agente financeiro da União para operacionalização do Programa é o Banco do Brasil.
Convergência comercial entre países
Os dois programas vão viabilizar trocas comerciais com o continente africano. “Há uma grande convergência entre os mercados desses países. Ajudamos no desenvolvimento destas nações irmãs, com quem partilhamos um destino comum, e, ao mesmo tempo, desenvolvemos mais a nossa indústria de máquinas e equipamentos”, disse Schaefer na ocasião, em que mencionou ainda que o governo brasileiro pretende expandir os recursos do programa nos próximos anos.
O ministro das Finanças de Senegal, Amandou Kane, que veio ao Brasil para firmar o acordo, disse que o seu país se inspira no modelo do agronegócio brasileiro e que busca implementar melhorias nas áreas de sementes e cultivo, irrigação, e mecanização do campo. “Estou certo que os equipamentos brasileiros são os melhores para o Senegal porque possuem a tecnologia adequada para o uso em nosso país”, considerou. Pelo governo de Zimbábue, o acordo foi assinado pelo embaixador do país no Brasil, Thomas Bvuma.
Fontes:
Ministério da Indústria e Comércio
03/09/2013 17:36
Artigos Relacionados
Aprovada linha de financiamento à exportação de máquinas aos países da África e América Latina
Municípios da região de Araçatuba recebem máquinas para escoamento da produção agrícola
Brasil tem intensificado transferência de tecnologia agrícola para América do Sul e África, diz ministro
Caixa lança linha de crédito para financiamento de máquinas ecoeficientes
Começa debate sobre financiamento da safra agrícola para 2009/2010
Recursos Hídricos: Governo do Estado lança projeto para facilitar acesso ao financiamento agrícola