Adelmir Santana alerta para sobra de vagas no mercado resultante da falta de qualificação profissional



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) comentou, em discurso nesta segunda-feira (3), dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego segundo os quais apenas 907 mil de quase dois milhões de vagas no mercado de trabalho foram preenchidas em 2007, por falta de qualificação profissional. Para Adelmir Santana, o fato é preocupante por colocar em risco o desenvolvimento do país.

O senador citou o caso das vagas oferecidas para motoristas, das quais apenas 11% foram preenchidas, por falta de motoristas de caminhão qualificados.

Adelmir Santana disse que a saída é o Brasil priorizar investimentos para a educação de crianças e jovens. Ele lembrou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,6% da população brasileira é analfabeta, ou seja, mais de 16 milhões de pessoas. Dos jovens brasileiros entre 18 e 29 anos (cerca de 34 milhões), 21,8% não concluíram o ensino fundamental.

- Essa é uma dívida social imensa que temos com a nossa população - lamentou.

O senador afirmou que as atividades do chamado "Sistema S" - Senac, Senai, Senat e Senar - contribuem para melhorar a educação brasileira.

- Há mais de 60 anos, o Sistema S assumiu o lugar do governo para propiciar aos jovens e adultos a realização pessoal e profissional com os cursos profissionalizantes - frisou.

No ano de 2007, explicou, apenas no Distrito Federal foram matriculados 4 mil alunos em 20 cursos de nível técnico, como Enfermagem, Nutrição e Secretariado Executivo. O senador elogiou o convênio firmado entre o governo do DF e Senai/Senac que proporcionou a matrícula de 1.340 estudantes em 2007.

Em apartes, os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) elogiaram o pronunciamento do colega e lembraram que foram alunos do Senai.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho

Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho

Para baixar preços, Adelmir Santana pede criação de agência reguladora do mercado de medicamentos

Adelmir Santana critica falta de indicação de fontes de financiamento no PAC

Adelmir Santana recomenda que escolas aproximem os estudantes de administração do mercado

Pronatec vai abrir mais de 5 mil vagas para qualificação profissional em Pernambuco