Adelmir Santana é eleito vice-presidente da CDR



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) elegeu, nesta quinta-feira (3), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) para a vice-presidência do colegiado. A presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), destacou o fato de a escolha de Adelmir Santana ter sido por unanimidade. Ele substitui o senador Jonas Pinheiro, que morreu em fevereiro.

VEJA MAIS

Os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), que também destacaram a aprovação unânime de Adelmir Santana, indicado pela liderança do DEM para o cargo, aproveitaram a ocasião para mostrar a necessidade de aumento dos investimentos nas regiões menos desenvolvidas.

- Cerca de setenta e cinco por cento dos recursos para pesquisa no Brasil são investidos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - disse Sibá Machado.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) também elogiou o novo vice-presidente da comissão. Lembrou que o representante do Distrito Federal tem origem e família no Maranhão e no Rio Grande do Norte. As questões regionais fazem parte naturalmente da vida do parlamentar, segundo Rosalba.

- A unanimidade aqui foi inteligente - disse a senadora, para lembrar que a aprovação do nome de Adelmir Santana contrariou máxima do escritor Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra".

Por sua vez, a senadora Lúcia Vânia convidou Adelmir Santana para reforçar, junto à Presidência do Senado, a reivindicação de uma sala e de assessoria própria para a CDR. A senadora lembrou que o presidente que lhe antecedeu na comissão, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), já fez as mesmas reivindicações. A comissão, entre outras deliberações, informou Lúcia Vânia, decide sobre projetos importantes como a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZEPs), entre outros.

Municípios

Durante a reunião, a presidente da comissão informou ainda que no próximo dia 17 será realizada audiência pública com o objetivo de discutir a redução dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em muitas cidades brasileiras, em função do novo cálculo populacional feito pelo Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Por esse motivo, somente em Sergipe, 444 municípios perderam receita", afirmou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), um dos autores do requerimento de audiência.

Para a audiência, serão convidados o presidente da IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e representantes da Frente Nacional dos Prefeitos e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O requerimento de audiência conta também com as assinaturas dos senadores João Pedro (PT-AM) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).



03/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana é eleito presidente de comissão especial dos 50 anos de Brasília

Demóstenes é eleito presidente da CCJ, Wellington Salgado é o vice-presidente

Paulo Teixeira é eleito vice-presidente de CPI

Requião é eleito vice-presidente do Parlasul

Lauro Antônio é eleito vice-presidente da CDR

Wellington Salgado é eleito vice-presidente da CCJ