ADEMIR: CANDIDATO DO PSB NÃO SERÁ ESCOLHIDO AGORA
Ao resumir hoje (dia 2) para o plenário da Casa as conclusões do VI Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizado no último fim de semana, o líder do partido no Senado, Ademir Andrade (PSB-PA), informou que a agremiação não apresentará agora candidato à sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Conforme o senador, essa é uma decisão tão importante que não pode ser tomada de maneira precipitada, e, portanto, o PSB resolveu "dar um tempo".
Ele explicou que a grande discussão no encontro foi a divergência entre os que pregavam uma aliança fechada entre os partidos de esquerda - PDT, PT, PC do B e PSB - e os que defendiam uma união mais ampla, incluindo o PMDB e o PPS. Conforme Ademir, nomes como Lula, Brizola, Arraes, Sepúlveda Pertence, Cristovam Buarque, Tarso Genro, Luiza Erundina e Célio Castro são perfeitamente adequados para enfrentar a candidatura de Fernando Henrique Cardoso, mas, assinalou, é mais sensato esperar.
- Foi uma decisão amadurecida e responsável - definiu Ademir Andrade, antecipando sua opinião de que, se o presidente da República reeleger-se, "seremos todos comandados por donos de bancos, empresas e multinacionais". Ele disse considerar fundamental que aqueles partidos façam "o que a sociedade quer - que estejamos unidos no enfrentamento das elites".
Ademir Andrade também pediu que o ex-governador Leonel Brizola mantenha-se "calmo", pois no momento certo o PSB tomará sua decisão sobre quem lançar na corrida sucessória. Lembrando que o PT reuniu-se igualmente no fim de semana, o senador considerou de bom senso o apoio desse partido pela candidatura de Lula e a idéia de transferir uma decisão definitiva sobre a sucessão para março de 1998.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que está cada vez mais amadurecida a idéia de que Lula será mesmo o candidato do Partido dos Trabalhadores à presidência da República. "O Lula considera importante a união de partidos progressistas como o PSB em torno de uma mesma candidatura. Ele,de fato, é candidato e o PT convida todos os partidos de esquerda para unir-se em torno dessa candidatura", disse Suplicy.
Sobre o VI Congresso do PSB, Ademir Andrade disse ainda que compareceram ao encontro mais de 900 delegados do partido nos estados, numa demonstração do peso atual da legenda. Também informou que o PSB tem dois governadores (Pernambuco e Amapá), três prefeitos de capitais (Maceió, Natal e Belo Horizonte), 13 deputados federais, dois senadores e mais de 160 prefeitos pelo Brasil, 1.500 vereadores e inúmeros deputados estaduais. E reafirmou que seu partido é frontalmente contra o programa de governo de Fernando Henrique Cardoso.
02/12/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Candidato do PT será escolhido em março, diz Suplicy
ADEMIR ANDRADE SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO DO PARÁ
ACM CONCORDA COM COVAS: LANÇAR CANDIDATO AGORA PREJUDICA GOVERNO
Relator do orçamento será escolhido na quinta-feira
Presidente do Senado será escolhido em reunião preparatória no dia 2 de fevereiro
Filme escolhido para indicação ao Oscar será divulgado quinta-feira (23)