Adolescentes visitam Congresso em campanha no Dia Mundial de Luta contra a Aids
Cem adolescentes estudantes do 2° e 3° anos do Centro Educacional n° 6 da cidade-satélite de Taguatinga visitaram o Congresso nesta quarta-feira (1°). Durante a ação, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, como parte da campanha para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, os jovens distribuíram um folder e um pin para os parlamentares da Casa. Neste ano, o foco central da mobilização é a prevenção da contaminação em mulheres.
O coordenador do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/Aids - do Ministério da Saúde, Pedro Chequer, disse que um dos motivos da visita é a necessidade de sensibilização de senadores e deputados pela luta contra a Aids. Ele considera essencial a conscientização da população como forma de prevenção contra a doença.
Pedro lembrou que foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que apresentou e conseguiu aprovar, contra a opinião de alguns setores do governo, a Lei 9313/ 96, regulamentada por portaria do Executivo que autorizou o ministério a disponibilizar gratuitamente os medicamentos específicos aos portadores de Aids.
Segundo o folder distribuído - com a mensagem "Quase metade das pessoas que têm Aids no mundo são mulheres. Não é esse tipo de igualdade que nós queremos" -, o número de casos de Aids entre os homens ainda é maior, mas, nos últimos anos, a epidemia vem crescendo muito mais entre as mulheres.A campanha incentiva as mulheres a disporem de preservativos masculinos na bolsa, a fazerem o exame de Aids (mesmo sendo casadas) e a usarem preservativo feminino.
>
Eduardo Siqueira Campos quer que mulheres sejam foco no combate à Aids
01/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério da Saúde lança campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra Aids
Rollemberg registra Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Presidenta Dilma lembra Dia Mundial de Luta contra a Aids
Manifestação em São Paulo marca Dia Mundial de Luta contra a AIDS