Adultos sem o ensino médio podem fazer o Enem para tirar certificado



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser feito por pessoas que buscam o certificado de conclusão dessa etapa de ensino. Ou seja, quem não cursou ou não concluiu o ensino médio tem agora a chance de fazer a prova, que está com as inscrições abertas desde esta segunda-feira (21), até 9 de julho, pela internet. Caso atinja a pontuação mínima exigida — 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação — terá direito ao certificado.

Nesta terça-feira (22), foi publicado no Diário Oficial da União o edital certificado do exame, esclarecendo que o candidato à obtenção do certificado de conclusão não precisa ter frequentado a escola regular nem a educação de jovens e adultos. A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova.

Critérios da inscrição

Ao fazer a inscrição, o candidato à certificação deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. Além disso,  o candidato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Ao fazer a inscrição, a ficha de inscrição apresenta a relação de instituições certificadoras que firmaram acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O instituto é responsável por receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as provas. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de novembro. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.


Fonte:
Ministério da Educação

 



23/06/2010 21:18


Artigos Relacionados


Adultos sem o ensino médio podem fazer o Enem para tirar certificado

Candidatos do Enem já podem retirar o certificado de conclusão do Ensino Médio

Meio milhão de participantes do Enem vão fazer a prova em busca do diploma do ensino médio

Alunos do ensino médio podem fazer visitas guiadas na USP

Estudantes do ensino médio podem fazer visitas guiadas na USP

Estudantes do ensino médio podem fazer visitas guiadas na USP