Adultos só têm 3 dias para se vacinar contra H1N1



O último grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, composto por adultos de 30 a 39 anos, tem até sexta-feira (21) para se imunizar, conforme previsto no calendário oficial da campanha.

Dos 30 milhões de pessoas na faixa etária de adultos, o Ministério da Saúde pretende vacinar pelo menos 24 milhões, ou seja, 80%. Até o momento, a meta foi cumprida em 27%, o que equivale a 8 milhões de doses aplicadas.

O Brasil aplicou mais de 15% de todas as doses de vacina contra H1N1 distribuídas em todo o mundo. Até a última sexta-feira, 57 milhões de brasileiros dos grupos prioritários foram até os postos de saúde para receber a vacina.

Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste também está em curso a vacinação contra gripe comum para idosos. Eles também têm até o dia 21 de maio para procurar os postos de saúde e receber a dose, antes da chegada do inverno. Nesta etapa, que começou mais tarde nessas regiões devido ao atraso na entrega das vacinas, foram imunizadas quase 9 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Além disso, o Ministério da Saúde (MS) reforçou que os idosos portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados contra a gripe H1N1.

Os profissionais de saúde e as crianças menores de 2 anos já superaram a meta e vacinaram 100% do público-alvo. Nos demais grupos, o Ministério da Saúde contabiliza a vacinação de 86% dos portadores de doenças crônicas , 66% das gestantes e 75% de adultos de 20 a 29 anos.

A ampliação da estratégia para os adultos de 30 a 39 anos, anunciada em fevereiro, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.

As gestantes que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de vacinação. Além disso, os responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, feita trinta dias depois de tomada a primeira.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no hotsite do ministério.

Fonte:
Ministério da Saúde

 



19/05/2010 11:05


Artigos Relacionados


Atrasados ainda podem se vacinar contra a gripe H1N1

São Paulo quer vacinar 500 mil profissionais da educação contra a gripe H1N1

Vacinação contra H1N1 continua mesmo para quem perdeu prazo

Campanha anual contra gripe incluirá o H1N1 para crianças, gestantes e pessoal da saúde

Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A (H1N1)

Última semana para se vacinar contra gripe