Aelton: indústria do açúcar e do álcool deve ser parceira do governo



O senador Aelton Freitas (PL-MG) apresentou em Plenário nesta segunda-feira (2) detalhes do Plano de Metas e de Investimentos do setor sucroalcooleiro para o período de 2003 a 2007, que prevê investimentos da ordem de U$ 212 milhões na expansão e instalação de novas indústrias. A expectativa é de geração de 21 mil empregos no campo. Para o senador, este é um exemplo da colaboração que o setor pode dar ao desenvolvimento do país, inclusive na erradicação da miséria.

- Sabemos que não se pode falar em combate à fome e na geração de empregos que o país tanto necessita sem estabelecer as condições mínimas para a retomada do crescimento econômico. O desenvolvimento do agronegócio é o caminho mais curto para o êxito desta jornada - disse o senador.

Aelton disse que o setor já emprega 1,5 milhão de pessoas, ajudando a reduzir o êxodo rural. Ele ainda chamou atenção para as vantagens dos investimentos no setor sucroalcooleiro em relação aos demais segmentos da economia, no que diz respeito à geração de empregos.

- Uma única unidade que se instala pode gerar centenas de empregos a um custo vinte vezes inferior ao que se gasta para criar um único posto de trabalho na indústria petroquímica, por exemplo - disse, acrescentando que as lavouras canavieiras praticam salários compatíveis com o mercado e são regulamentadas por legislação trabalhista específica, com direitos a benefícios.

O senador também citou as vantagens econômicas e ambientais dos investimentos no álcool como combustível alternativo à gasolina.



02/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


União da indústria de cana prevê aumento de produção de açúcar e álcool no Centro-Sul

Setor de açúcar e álcool movimenta criação de empregos na indústria paulista no primeiro semestre

Aviso de Pauta: Governo estuda implantação de dutos para exportação de açúcar e álcool

Governo paulista inicia estudos para a implantação de dutos para exportação de açúcar e álcool

Senadores defendem recriação do Instituto do Açúcar e do Álcool

LOBÃO COBRA APOIO ÀS USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL