Aeromóvel de Porto Alegre será inaugurado nesse sábado (10)



O primeiro Aeromóvel do País será inaugurado nesse sábado (10), em Porto Alegre. Produzido a partir de tecnologia brasileira, a linha Aeromóvel conta com veículos leves e não motorizados, inicialmente, com capacidade para atender 150 passageiros. Os veículos irão operar alternadamente conforme a demanda. A presidenta da República, Dilma Rousseff participa da cerimônia, que também contará com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e outras autoridades

Em apenas dois minutos, a linha do Aeromóvel vai interligar o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de trem com acesso ao centro da cidade de Porto Alegre, cerca de 814 metros de percurso. O projeto tem investimento de R$ 37,8 milhões.

Até o momento, o Aeromóvel conta com dois veículos, em processo de finalização da automação, o outro veículo está previsto para setembro, com capacidade para atender 300 pessoas. O projeto utiliza tecnologia 100% nacional e foi totalmente executado no Brasil, envolvendo 59 empresas e mais de mil profissionais.

Funcionamento do transporte

Neste mês de agosto, a linha metrô-aeroporto será aberta ao público, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Inicialmente será uma operação assistida e o funcionamento do modal ainda estará sob a responsabilidade da empresa contratada, a Aeromovel Brasil. Durante este período, serão realizados ajustes e haverá a integração do segundo veículo.

A operação comercial está prevista para iniciar em novembro. Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromovel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem (de R$ 1,70) que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) poderá utilizar o Aeromóvel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

Aeromóvel

O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados. A propulsão é pneumática em que o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, através de um duto localizado dentro da via elevada.

O vento empurra uma placa (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos-guia. O resultado é uma solução de mobilidade urbana de baixo custo operacional, de implantação e baixíssimo impacto ambiental.

A tecnologia foi criada pelo empresário gaúcho Oskar Coester há mais de 30 anos e está em operação em uma linha de 3,2 quilômetros na Indonésia desde 1989. Em abril 2011, foi assinado o contrato entre a Trensurb,  vinculada ao Ministério das Cidades, e a empresa T’Trans para o fornecimento dos dois veículos do sistema.

 

Fontes:

Ministério das Cidades 

Portal da Copa 



24/08/2013 16:37


Artigos Relacionados


Aeromovel ampliará funcionamento em Porto Alegre

Obras do aeromóvel de Porto Alegre chegam à reta final

Porto Alegre terá aeromóvel que interligará estação de trem a aeroporto

Poupatempo: Posto Bauru será inaugurado neste sábado

Seminário das Agências de Desenvolvimento será em Porto Alegre

Paim comunica que o Dia da Consciência Negra será feriado em Porto Alegre