África do Sul vai receber imagens de satélite brasileiro que entra em órbita em 2011



O satélite sino-brasileiro CBERS-3, que deve ser colocado em órbita no final de 2011, vai ter suas imagens disponibilizadas, futuramente, para suas imagens para a África do Sul, país que lançou nesta quinta-feira (9), a Agência Espacial Sul-Africana (Sansa, na sigla em inglês).

Na cerimônia, foi assinado um memorando de entendimento entre África do Sul, China e Brasil que permitirá a recepção naquele País das imagens. O memorando prevê a recepção e distribuição na África do Sul, mas também beneficiará países como Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.

Desde 2007, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável no Brasil pelo Programa CBERS, promove parcerias para instalar infraestrutura de recepção de dados de satélites em todo o continente africano.

As informações geradas por satélites, como dados de desmatamento, de áreas agrícolas e sobre o crescimento de áreas urbanas, são essenciais para construir um planeta sustentável. 

“Além dos dados de satélite, o Brasil, através do Inpe, está comprometido em compartilhar seus softwares livres para processamento de imagens e, também, a experiência e tecnologia na observação da Terra com outras nações em desenvolvimento”, afirmou Jose Teixeira da Matta Bacellar, do Inpe, no lançamento da Sansa.



Fonte:
Inpe



09/12/2010 19:15


Artigos Relacionados


Primeiro satélite brasileiro completa 21 anos em órbita

Assinado acordo para recepção de dados do satélite sino-brasileiro na África do Sul

Satélite na Nasa testado no Inpe inicia operações em órbita

Planejamento discute aquisição de imagens de satélite

Imagens de satélite do Brasil estarão em exposição no Senado

Curso do Inpe vai ensinar jornalistas a analisarem imagens de satélite