Agenciadores de tráfico de crianças e mulheres são convocados a depor



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Emigração Ilegal aprovou nesta quarta-feira (26) a convocação de Gentil Mata da Cruz, suspeito de ser agenciador de emigrantes ilegais para os Estados Unidos, a partir da cidade mineira de Governador Valadares. O depoimento do convocado deverá ser marcado para a próxima semana. De acordo com a justificativa do requerimento de convocação, o nome de Gentil Mata da Cruz foi citado em inúmeros depoimentos reservados à CPI.

A CPI também aprovou requerimento para a convocação de membros da quadrilha "Cegonha", identificada como responsável pelo envio ilegal de crianças e adolescentes aos EUA. O grupo foi desarticulado pela Polícia Federal, em fevereiro deste ano. Serão convocados a depor a chefe da quadrilha, Fátima Taumaturgo de Mesquita, Júlia Silva de Oliveira e o sargento da PM do Rio de Janeiro Billy Graham Pimenta de Mendonça.

Durante a reunião, ainda, o presidente da CPI, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), comunicou que as providências solicitadas pela comissão às autoridades brasileiras e norte-americanas já resultaram na liberação da maior parte de cidadãos brasileiros detidos na fronteira entre o México e os Estados Unidos por emigração ilegal. Segundo o senador, havia mais de dez mil presos em março de 2005 e hoje há menos de 100.

A comissão requereu à Polícia Federal cópias dos relatórios conclusivos das operações realizadas a partir de 2003 no combate ao tráfico de mulheres brasileiras para a Europa, para fins de prostituição. A justificativa do requerimento revela que a comissão pretende comparar os dados que apurou, referentes ao assunto, com as informações apuradas pelas investigações da PF.

26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH debate exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças

Assembléia debate tráfico de mulheres, crianças e adolescentes no RS

Tráfico e exploração de mulheres, crianças e adolescentes será debatido na AL

Tráfico de mulheres, crianças e adolescentes em debate hoje na Assembléia

Vanessa Grazziotin registra dia contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças

Rodovias paulistas terão campanha contra exploração sexual de crianças e tráfico de mulheres