Agenda de cinema tem produção japonesa entre as atrações
Estão em cartaz o Ciclo Yasujiro Ozu e a Mostra Novíssimo cinema brasileiro – Estudamos cinema
Nesta semana, o Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou algumas opções de cinema para curtir o final de semana. Entre os destaques está o Ciclo Yasujiro Ozu que retrata alguns hábitos da cultura oriental e a Mostra Novíssimo cinema brasileiro - Estudamos cinema, em cartaz no Cinusp. Confira:
Mostra Novíssimo cinema brasileiro - Estudamos cinema
Trabalho de cineastas com formação universitária em comunicação e artes.
Trabalhar cansa. Direção de Juliana Rojas e Marco Dutra (Universidade de São Paulo - USP, Brasil, 2011). A jovem dona de casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abre um minimercado. Ao mesmo tempo em que seu marido sofre para conseguir novo emprego, ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena. O diretor Marco Dutra participa de debate após a exibição do filme no dia 15, às 19h. Com Helena Albergaria.
Segunda, 12, e quinta-feira, 15, 16h. Classificação: 12 anos
Um lugar ao sol. Direção de Gabriel Mascaro (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Brasil, 2009). Documentário sobre o universo dos moradores de coberturas de edifícios das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os depoimentos geram debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do paradigma arquitetônico e social brasileiro.
Segunda-feira, 12, 19h. Classificação: livre
Riscado. Direção de Gustavo Pizzi (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ, Brasil, 2010). Jovem atriz tenta conquistar seu espaço, mas enquanto não encontra se dedica a um grupo teatral e trabalha em uma empresa de divulgação de eventos, mal conseguindo se sustentar. Sua vida muda quando conhece um diretor francês. Com Karine Teles e Camilo Pellegrini.
Terça-feira, 13, 16h. Classificação: 10 anos
Os monstros. Direção de Guto Parente, Pedro Diógenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti (Brasil, 2011). Inspirado na amizade dos próprios realizadores, o filme retrata a vida de um grupo de amigos, suas ambições e frustrações. Com Luiz Pretti, Natasha Faria, Pedro Diógenes, Guto Parente.
Terça-feira, 13, 19h. Classificação: 12 anos
Apenas o fim. Direção de Matheus Souza (Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ, Brasil, 2008). Garota decide abandonar o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, porém, ela resolve encontrá-lo, e eles têm apenas uma hora para fazer um balanço de suas vidas. Com Érika Mader e Gregório Duviver.
Quarta-feira, 14, 16h. Classificação: livre
A alegria. Direção de Felipe Bragança e Marina Meliande (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ, Brasil, 2010). Luiza tem 16 anos e não aguenta mais ouvir falar no fim do mundo. Em uma noite de Natal, seu primo João desaparece nas ruas da Baixada Fluminense. Sozinha, meses depois, em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, a jovem recebe uma estranha visita no meio da noite. Com Tainá Medina.
Quarta-feira, 14, 19h. Classificação: 14 anos
Amanhã nunca mais. Direção de Tadeu Jungle (Universidade de São Paulo - USP, Brasil, 2011). Walter precisa buscar o bolo de aniversário de sua filha. Essa tarefa aparentemente simples se mostra fora de todos os costumes em uma longa noite de sexta-feira na vida do anestesista. Debate com o diretor. Com Lázaro Ramos e Maria Luiza Mendonça.
Quinta-feira, 15, 19h. Classificação: 12 anos
A falta que me faz. Direção de Marília Rocha (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil, 2009). Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo. Com Alessandra Ribeiro, Valdênia Ribeiro, Priscila Rodrigues, Shirlene Rodrigues.
Sexta-feira, 16, 16h. Classificação: livre
Meu país. Direção de André Ristum (New York University - NYU/EUA, Brasil, 2011). Homem vive na Itália e retorna ao Brasil após repentina morte do pai. No País, ele reencontra o irmão e descobre que tem uma meia-irmã, portadora de deficiências mentais. Ao mesmo tempo em que lidam com o luto, os dois precisam conviver com as diferenças existentes entre eles e a nova irmã. Com Rodrigo Santoro, Débora Falabella, Cauã Reymond, Paulo José.
Sexta-feira, 16, 19h. Classificação: 12 anos
Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia - Favo 4 - Cidade Universitária - São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca
Ciclo Yasujiro Ozu
Filme do mestre oriental representa um estudo ao longo da vida da família japonesa. O diretor examina as lutas básicas que todos nós enfrentamos na vida: os ciclos de nascimento e morte, a transição da infância à idade adulta e a tensão entre tradição e modernidade.
Pai e filha. (Japão, 1949). Retrato da tradição e da compaixão japonesa, conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos, solteira, que prefere continuar morando com o pai, cuidando dele desde o falecimento da mãe. Com Chishu Ryu e Setsuko Hara.
Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 - Centro - São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Amanhã, 20h
Entrada franca. Classificação: 12 anos
Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial
03/09/2012
Artigos Relacionados
SAÚDE, MÚSICA E CINEMA ENTRE AS ATRAÇÕES DA TV SENADO NO FIM DE SEMANA
Subcomissão de Cinema discute perspectivas de integração entre televisão e cinema
Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática realiza audiência sobre interação entre cinema e tv
Música, teatro e cinema são atrações da Virada Cultural Paulista
Cultura: Veja as atrações da agenda cultural
Agenda: confira as atrações dos espaços culturais do Estado