Agricultores familiares afetados por seca do Sul pedem ajuda financeira ao governo federal
Lideranças de entidades de trabalhadores rurais e movimentos sociais foram recebidas na quinta-feira (29) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) vieram a Brasília pedir ajuda ao governo federal, por conta dos prejuízos causados pela seca que assola o Sul do País há meses.
Na reunião, as entidades pediram que os agricultores familiares afetados pela estiagem possam receber ajuda financeira emergencial e linha de crédito especial, de modo a lidar com os prejuízos. O governo do estado do Rio Grande do Sul já se comprometeu a desembolsar uma parcela única e não-reembolsável de R$ 750 por família, totalizando o montante de R$ 45 milhões.
Acompanhado na reunião pela secretária executiva do MDA, Márcia Quadrado, e pelo secretário da Agricultura Familiar (SAF), Laudemir Muller, o ministro reconheceu a importância das reivindicações. “É uma pauta importante, devido aos problemas da seca no Sul”, afirmou Pepe Vargas. “Vamos acolher essa pauta e levá-la para dentro do governo. Estamos assumindo o compromisso de buscar resultados o mais rápido possível”, pontuou o ministro.
Os agricultores salientaram a necessidade de agir de forma rápida. “Reconhecemos o que já está sendo feito, mas é preciso agir rápido para garantir que os agricultores continuem na zona rural, produzindo alimentos”, afirmou Elton Weber da Fetag-RS. O ministro Pepe Vargas afirmou que é preciso trabalhar em conjunto com outros ministérios e com os estados e municípios para encontrar soluções. Os agricultores agradeceram a atenção dada pelo ministro e reconheceram seu esforço em negociar. Uma nova reunião para avaliar o progresso das medidas deverá acontecer até o dia 13 de abril.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
30/03/2012 17:48
Artigos Relacionados
Governo cria linha de crédito especial para agricultores afetados pela seca
Governo ajuda pequenos agricultores a manter renda na atual seca
Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para governo federal
Marco Maciel cobra do governo federal ajuda para estados nordestinos afetados pelas cheias
Eduardo Amorim pede que governo federal volte a comprar laranja dos agricultores familiares
Cerca de 880 mil agricultores afetados pela seca receberam benefícios em janeiro