Agricultores familiares têm desconto em financiamentos de 13 produtos este mês



Para ter acesso ao bônus, o agricultor deve solicitar o desconto no momento do pagamento de seus financiamentos de custeio e investimento

Por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), o desconto serve para os financiamentos da cesta de produtos e de 13

itens, entre eles, açaí, algodão em caroço, babaçu, borracha natural extrativa, borracha natural cultivada, cará/inhame, castanha de caju, cebola, laranja, leite, pequi, piaçava e sisal.

Os preços de mercado têm validade para o período de 10 de novembro a 9 de dezembro de 2012. O bônus de desconto tem como referência o mês de outubro deste ano. A portaria do PGPAF foi publicada nessa quinta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU), pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Com o PGPAF, o agricultor familiar terá um desconto no momento do pagamento de seus financiamentos de custeio e investimento. O valor é abatido nos casos em que o preço de mercado do produto financiado está abaixo do preço de garantia.

O Programa garante às famílias agricultoras que acessam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ) Custeio ou o Pronaf Investimento, em caso de baixa de preços no mercado, um desconto no pagamento do financiamento, correspondente à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto.