Agricultores ganham descontos em programa de garantia de preços



Programa abrange 49 produtos e tem o objetivo de assegurar a remuneração dos custos de produção aos agricultores 


O governo federal aprovou os valores do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) da safra 2013/2014, com elevação acima de 10% do custo de produção. O objetivo do Programa é assegurar a remuneração dos custos de produção aos agricultores familiares financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O Conselho Monetário Nacional (CMN) também aprovou, com acréscimo superior a 10% do custo de produção, o preço de garantia do leite para a região Nordeste e do tomate e da carne de caprino e ovino para as localidades produtoras. A medida estimula a produção da agricultura familiar e aumenta a oferta de alimentos. 

A Resolução nº 4247 traz os preços de garantia para os 49 produtos amparados pelo Programa. “Todo o esforço que o governo federal faz visa aumentar a oferta de alimentos. Uma das formas é o PGPAF – para ter mais alimentos com inflação mais baixa”, explica o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção (DFPP), da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin.