Agricultura abre consulta pública sobre regulamento técnico para camarão fresco



O Ministério da Agricultura abriu nesta quarta-feira (15) consulta pública para regulamento das novas regras de qualidade para o camarão fresco. O texto estará disponível para avaliação por 60 dias.


De acordo com o chefe da Divisão de Inspeção de Pescado e Derivados do Ministério da Agricultura, Lúcio Kikuchi, o objetivo é definir normas para o produto consumido no mercado interno seguindo padrões internacionais.


Considera-se camarão fresco o produto obtido de matéria-prima fresca, que tenha sido corretamente lavada e conservada por resfriamento, em temperaturas próximas a  0ºC. Não se inclui nessa categoria o produto submetido ao congelamento e enviado para comercialização após o tratamento. 


Segundo Kikuchi, no período do processamento, o camarão deve estar brilhante e úmido, com curvatura normal, ter coloração própria, sem nenhuma pigmentação, e não apresentar odor.  "O produto pode ser classificado em camarão inteiro, descascado, sem cabeça e como descascado e eviscerado (camarão fresco sem as vísceras e carapaça). Outras formas de apresentação podem ser permitidas, desde que aprovadas pelo Ministério da Agricultura”, informa.


Os representantes de órgãos, entidades e demais interessados em participar devem encaminhar as sugestões para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília (DF) ou para o e-mail.


Fonte:
Ministério da Agricultura



16/09/2010 14:36


Artigos Relacionados


Agricultura abre consulta pública sobre novas regras de produção de conservas de peixe

Ministério da Agricultura abre consulta pública para discutir normas relativas às sementes e mudas

Anatel aprova consulta pública do novo Regulamento de Sanções

Inmetro abre consulta pública sobre normas para implantes mamários

Meio Ambiente abre consulta pública para o plano sobre biodiversidade

ANP abre consulta pública sobre uso de água sob pressão para abrir rochas e extrair gás