Agricultura: Instituições paulistas e chilenas firmam parcerias na área de aquicultura
Instituto de Pesca de SP é referência na área de dados estatísticos e pesquisa de tecnologia de pescado em todo o país
O Escritório para Assuntos Econômicos do Chile no Brasil vem se reunindo com a direção do Instituto de Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para firmar parcerias de cooperação técnica na área de aquicultura. Para estreitar ainda mais as relações em pesquisa e transferência de tecnologia acontece neste dia 25/05 (quinta-feira) Seminário durante a 3ª Seafood – Expo Latin America: Feira Internacional de Pescados, Frutos do Mar e Tecnologia para a Indústria da Aqüicultura e Pesca, que vai de 24 a 26 de maio, na Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, em São Paulo.
Durante a abertura do Seminário devem estar presentes: a Cônsul Geral do Chile em São Paulo, Cecília Gallardo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, o Adido para Assuntos Econômicos do Chile no Brasil, Ricardo Moyano, e o diretor do Instituto de Pesca, Edison Kubo. O seminário abordará o desenvolvimento do setor aqüícola chileno e brasileiro e suas perspectivas futuras, com apresentação de projetos por especialistas dos dois países.
O Chile, um dos mais desenvolvidos países na área de tecnologia de pescado, começou sua atuação em salmonicultura, por exemplo, há 20 anos e, hoje, a produção do salmão chileno ocupa a segunda posição no contexto internacional, depois da Noruega.
O Instituto de Pesca também é referência na área de dados estatísticos e pesquisa de tecnologia de pescado em todo o país. Com sede em Santos e unidades espalhadas por todo o estado, o Instituto possui mais de 70 pesquisadores com projetos de destaque em maricultura, foi uma das instituições pioneiras do Brasil nas pesquisas sobre criação de mexilhões e ostras. Na cadeia de produção do pescado continental tem atuado junto a rios e reservatórios do Estado, avaliando o potencial pesqueiro e a qualidade de águas interiores, e também no desenvolvimento de novas metodologias sobre reprodução induzida. Na área dos peixes de água fria, a pesquisa em salmonicultura realizada pelo Instituto de Pesca é referência nacional e internacional.
Serviço:
Abertura do Seminário Chile-Brasil: Parceria em Aquicultura
Dia 25 de maio a partir das 19 horas
Auditório 1 do Expo Center Norte
05/25/2006
Artigos Relacionados
Governo e Contag firmam acordo para desenvolvimento da aquicultura entre agricultores rurais
Brasil e Nigéria firmam parcerias comerciais
Estado e Prefeitura da capital firmam novas parcerias
Brasil e Camarões firmam acordos para ampliar parcerias
Brasil e Nicarágua firmam parcerias em desenvolvimento sustentável e bionergia
Brasil e Reino Unido firmam parcerias para combate à pobreza mundial